A segunda temporada da série Justiça, lançada pelo Globoplay na última quinta-feira (11), acrescenta mais um fator na discussão corrente sobre o uso da inteligência artificial no audiovisual. O drama nacional aplicou a tecnologia avançada e revolucionária para realizar o que seria um milagre na vida: fez um paraplégico andar.
O truque se deu com o personagem cadeirante Cassiano, interpretado por Luciano Mallmann, ator que perdeu o movimento nas pernas após um acidente, em 2004, quando praticava acrobacia aérea com tecido de circo.
Na linha do tempo do presente de Justiça 2, Cassiano aparece em cadeira de rodas interagindo com Balthazar (Juan Paiva). Ele surgirá andando em flashbacks (cenas do passado), antes da lesão na coluna, durante a continuação da história.
A executiva Manoela Zozimo, coordenadora de pós-produção de dramaturgia da Globo, revelou esse “milagre” no evento Festival Acontece, promovido pelo grupo Globo, no painel Inteligência Artificial e Novas Tecnologias, realizado na semana passada. Basicamente, foram captados movimentos do rosto de Luciano Mallmann e inseridos no corpo de um dublê. Foi exibido um making of de como isso se concretizou.
“Usamos a tecnologia deep fake para viabilizar essa questão”, contou Manoela. “ A máquina aprende os movimentos, faz uma leitura do ator, e conseguimos inserir no dublê a face do nosso ator cadeirante, para a história ser contada pela atuação dele.”
Conheça a trama de Justiça 2
Composta de 28 episódios, a segunda temporada de Justiça chega no Globoplay, sempre às quintas, com quatro episódios a cada semana. Os capítulos seguem as jornadas de quatro personagens principais.
Desta vez ambientada no Distrito Federal, a narrativa segue os passos de quatro pessoas que foram presas no mesmo dia e libertadas sete anos depois. Ao saírem da cadeia, elas precisam retomar suas vidas em busca da justiça que vai além da lógica e dos processos judiciários.
Alguns elementos marcam a conexão entre Justiça 1 e 2, como a música tema Hallelujah, cover de Rufus Wainwright para a canção de Leonard Cohen, e a personagem, Kellen, vivida por Leandra Leal, que volta à trama novamente como administradora de um prostíbulo.
Os personagens centrais são:
- O entregador Balthazar (Juan Paiva) foi acusado de crime que não cometeu.
- Jayme (Murilo Benício), dono de supermercado, abusou sexualmente da sobrinha.
- Geisa (Belize Pombal) matou o traficante local em uma briga para defender a filha.
- Milena (Nanda Costa) recebeu acusação de homicídio após roubar um carro.
Estão no elenco de Justiça 2 nomes conhecidos do grande público, como Paolla Oliveira, Marco Ricca, Alice Wegmann, Filipe Bragança, Danton Mello, Julia Lemmertz, Maria Padilha, Marcello Novaes e Fábio Lago.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br