Exibida entre 1951 e 1957, a sitcom I Love Lucy foi eleita a melhor série de todos os tempos, pela revista Variety. Jornalistas e colaboradores da prestigiada publicação hollywoodiana participaram da eleição que culminou em lista com os cem melhores programas exibidos em toda a história da TV americana. Foram usados como critérios a qualidade da produção e o impacto cultural.
A escolha por I Love Lucy é surpresa, pois a atração clássica e revolucionária não aparece no topo de rankings desse tipo, geralmente encabeçados por Mad Men ou The Sopranos, respectivamente a segunda e a terceira colocadas no levantamento da Variety.
Na argumentação a favor de sitcom em preto e branco, o texto aponta que a protagonista, Lucille Ball era “uma heroína que absolutamente fazia de tudo para arrancar boas risadas”. A revista complementa, enfatizando que a sitcom é “única, sem igual”:
“Lucille Ball não era apenas uma artista. Ela era uma potência da indústria do entretenimento numa época em que as portas estavam fechadas para as mulheres. E ela usou esse poder para transformar Lucy Ricardo [sua personagem] em uma mulher de fácil identificação, passando por tudo, como desprezos, decepções e contratempos muito reais, sempre com bom humor.”
I Love Lucy tem um lugar reservado na história da TV dos Estados Unidos, consequentemente influenciando o trabalho televisivo ao redor do planeta. No centro da trama estava a dona de casa Lucy (Lucille), aspirante a celebridade e casada com um cantor de boate, Ricky (Desi Arnaz).
A série ganhou dois Emmys de melhor sitcom (título antigo da categoria melhor comédia), em 1953 e 1954. Lucille Ball venceu a disputa de melhor atriz em 1956.
No Brasil, I Love Lucy foi exibida na TV aberta pela TV Tupi, Record, Band, Gazeta, Canal 21 e SBT (TCM, na TV paga). Em uma das aventuras de Silvio Santos, a sitcom dos anos 1950 chegou a ser exibida, em 2015, por volta das 14h, no SBT. O resultado foi um verdadeiro desastre, com a atração saindo repentinamente do ar, achando um cantinho na calada da madrugada.
Há dois anos, o Prime Video lançou o filme biográfico Apresentando os Ricardos, com a atriz Nicole Kidman na pele de Lucille Ball.
As 20 melhores séries de todos os tempos
A lista especial da Variety inclui todo tipo de atração exibida na TV, de reality show a programa culinário, passando por animações, talk shows, esquetes humorísticos.. Confira abaixo lista somente com as 20 séries mais bem colocadas (e saiba onde assisti-las no mundo dos streamings):
- I Love Lucy (indisponível)
- Mad Men (Prime Video)
- The Sopranos (HBO Max)
- Breaking Bad (Netflix)
- Sex and the City (HBO Max)
- A Escuta (HBO Max)
- Seinfeld (Netflix)
- The Mary Tyler Moore Show (indisponível)
- Raízes (indisponível)
- Cheers (indisponível)
- Succession (HBO Max)
- Além da Imaginação (indisponível)
- All in the Family (indisponível)
- Supergatas (indisponível)
- Playhouse 90 (indisponível)
- Game of Thrones (HBO Max)
- 30 Rock (indisponível)
- Mash (indisponível)
- The West Wing (indisponível)
- Veep (HBO Max)
Siga o Diário de Séries no WhatsApp
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br