HISTÓRIA DA TV

Homicide, o drama policial perdido que consagrou Andre Braugher

Série dos anos 1990 revelou o ator para Hollywood; até Emmy ele ganhou
DIVULGAÇÃO/NBC
Andre Braugher na série Homicide: Life on the Street
Andre Braugher na série Homicide: Life on the Street

Mais conhecido no Brasil pela sitcom policial Brooklyn Nine-Nine, o ator Andre Braugher morreu, na última segunda-feira (11), aos 61 anos, após perder luta contra uma doença não informada. Porém, o papel que o consagrou foi em outra série policial, o drama Homicide: Life on the Street, pelo qual ganhou diversos prêmios e foi revelado para Hollywood.

No ar originalmente entre 1993 e 1999 na rede americana NBC, Homicide chegou a ser exibida em território brasileiro pela extinta rede Manchete, nas noites de domingo. Também ganhou as telas da RedeTV!. Na TV paga, foi atração do antigo canal USA Network, que depois virou Universal TV. Atualmente, o drama policial está perdido, indisponível no mundo dos streamings.

Homicide: Life on the Street (Homicídio: Vida nas Ruas, em tradução direta) foi baseada em livro sobre histórias reais de um repórter que passou um ano com detetives da polícia de Baltimore, cidade americana localizada no Estado de Maryland, vizinha da capital federal Washington. Esse livro também serviu de inspiração para a aclamada série The Wire (A Escuta), da HBO; o criador David Simon trabalhou como roteirista e produtor em Homicide.

Andre Braugher interpretou o detetive de homicídios Frank Pembleton. Ele rapidamente se sobressaiu na série feita para destacar todo o elenco. Braugher se tornou o favorito dos fãs e a cara do programa durante seis das sete temporadas. Uma das características de seu personagem era levar a melhor contra criminosos na sala de interrogação, demonstrando ali seu grande talento na atuação, uma das melhores de toda a TV americana nos anos 1990.

O ator se tornou o símbolo de uma série revolucionária para a época, pois parecia uma produção de TV paga exibida na TV aberta, seguindo um caminho totalmente diferente do padrão dos dramas policiais. 

Homicide prezou pelo realismo das cenas, todas filmadas em locações na cidade de Baltimore, adotando um estilo mais voltado ao cinema, seja na posição de câmeras ou na edição. Eram contadas três, quatro histórias diferentes por episódio, enquanto o convencional era uma só.

Andre Braugher ganhou quatro prêmios por Homicide: Life on the Street, incluindo o Emmy de melhor ator em 1998, derrotando os colegas David Duchovny (Arquivo X), Dennis Franz e Jimmy Smits (ambos de Nova York Contra o Crime) e Anthony Edwards (Plantão Médico).

Veja Braugher recebendo, da atriz Halle Berry, a estatueta desse Emmy:

Pós-Homicide, Andre Braugher emplacou muitos trabalhos populares no mundo das séries, como em Hack, Men of a Certain Age, House (participação especial) e, claro, Brooklyn Nine-Nine. Seu papel mais recente foi em The Good Fight, spin-off de The Good Wife, no ano passado, na pele de um advogado excêntrico.


Siga o Diário de Séries no WhatsApp

Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!