
No próximo domingo (5), o Paramount+ lança Homens da Lei: Bass Reeves, mais uma série faroeste que dá nova roupagem às tradicionais histórias estilo bang bang. O drama ambientado no Velho Oeste americano, durante a segunda metade do século 19, não tem qualquer conexão com a franquia Yellowstone, apesar de o projeto inicial ter sido concebido como spin-off de 1883. O criador de Homens da Lei: Bass Reeves, Chad Feehan, explicou o que aconteceu.
Em entrevista ao site TV Insider, o showrunner revelou que sim, a proposta no começo do desenvolvimento do drama western era ter alguma ligação com o mundo de Yellowstone, criado por Taylor Sheridan. Mas o pessoal do Paramount lhe deu autonomia para criar outra narrativa caso não encontrasse a ligação perfeita.
Assim, surgiu uma série com potencial de virar franquia própria. Homens da Lei chega com a proposta de, a cada temporada, retratar a vida de figuras históricas do faroeste americano, incluindo homens fora da lei.
Baseada em história real, a primeira temporada trata de Bass Reeves, que viveu entre 1838 e 1910. Escravizado, ele desafiou o status quo e mudou sua vida até se tornar um policial (homem da lei), tido como o primeiro delegado federal preto do lado oeste do Mississipi, nos Estados Unidos (região então conhecida como Velho Oeste).
Apesar de ter prendido mais de 3 mil bandidos ao longo de sua carreira, sem nunca se machucar, Reeves não tinha sossego mesmo portando o distintivo da lei; aquilo era um fardo moral e espiritual.
“Houve conversas sobre um spin-off de 1883 antes de eu ser contratado”, contou Chad Feehan. “Quando eu entrei no projeto, tive a liberdade de criar a história mais convincente que pudesse junto com os outros escritores”
“Se pudesse ter vínculo com 1883, tudo bem”, continuou. “Mas não havia obrigação de fazê-lo. Dessa forma, chegamos onde chegamos. Nossa história se passa aproximadamente entre 1862 e 1877. E Bass atuou principalmente em território nativo americano, onde hoje estão localizados os Estados de Oklahoma e Arkansas. Então, não seria natural trazer quaisquer personagens de 1883 para essa trama [situado bem mais ao noroeste americano].”
Homens da Lei: Bass Reeves tem o protagonismo de David Oyelowo, na pele do personagem titular. Ele foi indicado ao Emmy pelo telefilme Nightingale – Peter e Sua Mãe (2014).
Além de Oyelowo, o elenco do drama conta com Donald Sutherland (Trust) e Dennis Quaid (Goliath).
Veja o trailer, dublado, de Homens da Lei: Bass Reeves:
Siga o Diário de Séries no WhatsApp
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br