
O Disney+ lança, em 30 de abril (quarta-feira), uma minissérie que promete mostrar outro olhar sobre o caso do brasileiro que, há 20 anos, foi confundido com um terrorista, em Londres (Inglaterra), e executado pela polícia local com sete tiros em uma estação de metrô.
A produção britânica chama-se Caso Jean Charles: Um Brasileiro Morto Por Engano. Novato no mundo da atuação, o jovem brasileiro Edison Alcaide ficou com o papel de Jean no drama composto por quatro episódios.
A trama é centrada nos eventos que cercam o trágico assassinato de Jean Charles de Menezes.
Narrado a partir dos diferentes pontos de vista dos envolvidos, a minissérie analisa como a memória, tanto a exata quanto a alterada, pode se transformar em fato e moldar a nossa compreensão da verdade.
Na época, vale lembrar, Londres se recuperava dos devastadores atentados suicidas com bombas, ocorridos em 7 de julho de 2005.
O então Comissário da Polícia Metropolitana iniciou uma operação antiterrorismo em grande escala para evitar novos ataques.
Sem o conhecimento da polícia, outra célula terrorista planejava um ataque que poderia se igualar à devastação de 7 de julho.
Este segundo grupo de ataques planejados fracassou, desencadeando uma das maiores buscas do Reino Unido e provocando uma operação de vigilância secreta.
À medida que a tensão e a incerteza cresciam em todo o país, uma onda de eventos extraordinários se desenrolou e as ações da Polícia Metropolitana levaram a um erro crítico de identificação.
Jean Charles de Menezes, um inocente jovem eletricista brasileiro que estava a caminho do trabalho, foi confundido com um terrorista e morto a tiros na estação de Stockwell.
Após esse trágico acontecimento, a secretária da Comissão Independente de Reclamações Policiais, tipo corregedoria, tomou a decisão que mudou sua vida: escolheu revelar a verdade.
O que se seguiu foi uma luta de uma família por justiça e respostas, e a longa batalha para trazer clareza a uma situação obscurecida pela confusão e pelo silêncio. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br