
Fãs de Heartstopper aguardam ansiosamente a aprovação de uma quarta temporada, que viria para concluir a trama de forma adequada. Premiada e com números expressivos de audiência, o drama romântico está no limbo desde o lançamento da terceira leva, em outubro do ano passado. Patrick Walters, produtor-executivo da atração britânica da Netflix, explicou o que está acontecendo nos bastidores.
Durante painel no festival Series Mania, realizado na cidade de Lille (França) nesta semana, Walters fez uma espécie de desabafo ao falar sobre a dificuldade que está sendo arrecadar dinheiro para bancar mais uma temporada de Heartstopper. Toda a equipe está trabalhando duro para conseguir o sinal verde, segundo ele comentou.
O executivo ressaltou os desafios de obter financiamento no mercado de séries na atualidade, dificuldade que aumenta quando na mesa de negociação está uma série jovem adulta, como Heartstopper.
“Existe a preocupação de estar se falando apenas com um nicho específico [de público] ao invés de atingir um número mais amplo de telespectadores”, disse Walters. “O melhor conteúdo jovem adulto acerta em cheio o público-alvo. Assim, é preciso achar uma maneira de convencer o seu parceiro de transmissão de que a série também tem condições de chegar a pessoas amplamente, alcançando todas as faixas etárias.”
De acordo com o produtor-executivo, os desafios em busca de financiamento agravaram-se temporada após temporada, justamente devido às “complexidades de fazer alguma produção televisiva na atual conjuntura.”
Embora tenha quem veja alguma conclusão na trama de Heartstopper após o final da terceira temporada, a narrativa não encerrou definitivamente as histórias de Charlie Spring (Joe Locke) e Nick Nelson (Kit Connor). Para a criadora Alice Oseman, uma quarta temporada seria ideal para finalizar a narrativa apropriadamente.
Ela comentou sobre isso em entrevista ao site Deadline. Heartstopper é baseada em uma HQ homônima escrita pela própria Alice. A saga é composta de seis volumes, sendo que o quinto foi adaptado na atual leva de episódios. O sexto, ainda não publicado, será um epílogo, estrutura que alude ao destino dos personagens de determinada trama depois do desenlace, complementando o sentido da história.
No caso, esse sexto volume (e a quarta temporada) de Heartstopper é sobre a fase mais madura de Charlie e Nick. Alice inicialmente pensou que o volume cinco seria o último da saga de livros, mas decidiu dividir a conclusão em duas partes (cinco e seis) para expandir as trajetórias dos protagonistas como indivíduos donos de si.
“Eu gostaria que houvesse [mais uma temporada]. Não temos nenhum tipo de confirmação ainda. Eu adoraria adaptar o volume seis. Acho que mais uma temporada terminaria a história, concluiria os arcos dos personagens e nos ajudaria a dizer adeus a eles. Então, sim, meus dedos estão cruzados [torcendo pela renovação]”, falou Alice. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br