NOVA ROUPAGEM

HBO aposta no olhar feminino para ressuscitar True Detective

Liderada por Jodie Foster, o drama policial retorna no domingo (14), na HBO e HBO Max
DIVULGAÇÃO/HBO
Jodie Foster em True Detective: Terra Noturna
Jodie Foster em True Detective: Terra Noturna

Parece que foi ontem… Mas faz dez anos que True Detective estreou na HBO e tomou conta do mundo do entretenimento com uma narrativa suada e quente, carregada por dois detetives protagonistas de um enredo macho man. As duas temporadas subsequentes, em 2015 e 2019, tentaram imitar a mesma fórmula, não sendo bem-sucedidas nessa missão. Praticamente morta, a série foi ressuscitada com uma nova roupagem e alicerçada na perspectiva feminina.

A quarta temporada de True Detective estreia, no domingo (14), na HBO e HBO Max, às 23h (são seis episódios, no total).

Pós-terceira temporada, indicada a nove Emmys, a HBO nunca bateu o martelo sobre o fim de True Detective. A verdade é que, apesar de ainda desfrutar de certo prestígio, o drama policial não era mais sucesso de público. Então, a atração foi para a geladeira.

Ninguém do canal premium desistiu por completo da franquia, que a cada temporada conta uma história diferente. Acontece que precisava de uma coisa nova, refrescante, para trazê-la à vida. Chefe do departamento de drama da HBO, Francesca Orsi determinou que o comando da série teria de ser entregue a uma mulher não branca, pois Nic Pizzolatto, o criador de True Detective, se afastou do cargo de showrunner.

A própria Francesca dedicou um tempo para encontrar essa mulher. Ela a achou no cinema independente latino. A cineasta mexicana Issa López foi convida por Francesca para sugerir uma quarta temporada de True Detective. Sem experiência na TV americana, muito menos com produções em inglês, ela propôs a trama de seus sonhos, algo que jamais acreditaria que fosse aprovada por qualquer canal. Afinal, a história vendida se passava no gélido Alasca.

Francesca gostou justamente disso, de ter uma narrativa oposta ao que True Detective ficou conhecida ao longo dos anos, tendo temporada na solar Califórnia, inclusive. A executiva tinha esse plano em mente, de fazer uma coisa diferente. 

Assim, uma mulher não branca foi contratada para dirigir e roteirizar a trama. E a premissa apontava duas detetives liderando o caso, contrapondo às outras temporadas. Só a segunda leva teve uma detetive destacada, mas nem tanto assim, vivida por Rachel McAdams.

Pôster de True Detective: Terra Noturna
Pôster de True Detective: Terra Noturna

Nos cartazes da quarta temporada de True Detective, com o subtítulo de Terra Noturna, fica evidente o quanto essa leva é distinta das outras. Em um ambiente frio, estão na foto as atrizes Kali Reis (novata, ex-campeã mundial de boxe) e Jodie Foster (duas vezes vencedora do Oscar); ela que está prestes a chegar ao meio século de carreira.

True Detective: Terra Noturna promete enfatizar esse olhar feminino em cada passo da trama, entregando ao público uma visão diferente do que as temporadas anteriores. Isso além do frio. A quarta temporada foi toda gravada em locações, na Islândia, com temperaturas que atingiram -23°C. A narrativa se passa em uma cidade fictícia no estado americano do Alasca.

A trama de True Detective: Terra Noturna

A série apresenta como ponto de partida um evento que ocorre durante uma longa noite de inverno na cidade de Ennis (Alasca). Oito homens que operam a Estação de Pesquisa Tsalal Arctic desaparecem sem deixar vestígios. 

Para resolver o caso, as detetives Liz Danvers (Jodie) e Evangeline Navarro (Kali) terão que enfrentar a escuridão que carregam em si mesmas e cavar as verdades assombradas que estão enterradas sob o gelo eterno.

Veja o trailer, legendado, de True Detective: Terra Noturna:


Siga o Diário de Séries no WhatsApp

Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!