RECICLAGEM

Hábito de assinar-cancelar-assinar streaming está cada vez mais comum

Prática prejudica balanço das plataformas e afeta retenção de clientes
DIVULGAÇÃO/PARAMOUNT
Sylvester Stallone em cena de Tulsa King
Sylvester Stallone em cena de Tulsa King

Fique tranquilo: não é só você que assina um streaming para ver uma determinada série, cancela depois que completa a maratona e volta a assinar alguns meses depois para acompanhar outra atração. Esse hábito tem se tornado cada vez mais comum no universo das plataformas de vídeo sob demanda, de acordo com estudo realizado nos Estados Unidos.

Um exemplo disso é o que vai acontecer com o Paramount+, em setembro. Muitas pessoas já sinalizam que vão assinar o streaming da montanha apenas para assistir à segunda temporada de Tulsa King (estreia no dia 16). E, assim que a leva acabar, a assinatura será cancelada.

Pesquisa da Ampere Analysis, firma londrina especializada em apurar dados de empresas de comunicação, aponta que 42% dos americanos que assinam qualquer streaming estão no ciclo assina-cancela-assina. Isso tem a ver com o alto custo dos serviços, resultando em uma dificuldade de reter a clientela.

“À medida que o mercado de plataformas de vídeo sob demanda nos EUA fica cada vez mais saturado, é mais difícil encontrar novos assinantes [fiéis]”, registrou o levantamento.

No atual cenário, os streamings têm dois alvos: rentabilidade e manter assinantes. Para Daniel Monaghan, gerente do departamento de pesquisa da Ampere, os grandes conglomerados e empresas que investem no streaming precisam dedicar muita atenção à reciclagem de assinaturas.

“Existe um grupo considerável de consumidores que, frequentemente, assinam plataformas de vídeos sob demanda, cancelam e assinam novamente. Reduzir esse tipo de comportamento resulta em uma turbinada nos balanços financeiros das plataformas”, disse Monaghan. Ou seja, culminando no aumento de receitas e rentabilidade.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross