Grande produção do Apple TV+, a aguardada série Metropolis foi cancelada antes mesmo de começar as gravações. Produtora do drama baseado no filme homônimo de 1927, clássico da ficção científica, a Universal Content Productions (UCP) citou a greve dos roteiristas como fator decisivo para abortar a montagem da trama, criação de Sam Esmail (Mr. Robot). Até então, o que se teve em meio aos piquetes foram séries suspensas ou apenas momentaneamente interrompidas.
Entrou também na equação o alto custo do projeto, planejado para ser gravado na Austrália, fortemente alicerçado em caríssimos equipamentos de ponta e estúdio gigantesco com o que há de mais avançado na execução de efeitos visuais.
Em nota ao site Deadline, a UCP confirmou o fim de Metropolis: “O custo, assim como a incerteza em relação à atual greve [dos roteiristas], culminaram nessa difícil decisão.”
A série estava em uma situação bem particular. Equipe de produção estava pronta para trabalhar, com as locações na Austrália sendo preparadas, quando a greve dos roteiristas foi decretada, em 2 de maio.
O problema é que os roteiros não estavam finalizados, ainda no estágio de rascunho. Daí, a UCP precisou agir para bancar os custos de pré-produção esperando alguma resolução rápida da paralisação.
Ficou insustentável manter tudo à espera do término da greve. No final das contas, literalmente, a UCP avaliou que continuar investindo dinheiro e tempo no projeto, sem nenhuma cena gravada e sem perspectiva de início dos trabalhos, não valia mais a pena. Então, a produtora avisou a Apple TV+ e todos os trabalhadores envolvidos sobre o cancelamento.
Adaptação de filme clássico
Sonho de Sam Esmail, a série Metropolis surgiu para adaptar o filme homônimo prestes a completar cem anos. O elenco já tinha dois nomes atrelados: Briana Middleton e Lindy Booth (The Librarians).
A versão televisiva de Metrópolis estava em desenvolvimento desde 2016 e prometia explorar as principais tecnologias de ponta disponíveis no mercado (um estúdio enorme de LED foi erguido na Austrália).
O filme alemão, muito inovador para a época, seja pelo aspecto tecnológico ou temático, abordou questões como luta de classes, vida no trabalho e em sociedade.
O enredo é ambientado em 2026. Ricos industriais governam a grande cidade de Metrópolis a partir de arranha-céus, enquanto trabalhadores subterrâneos trabalham constantemente para operar as máquinas que fornecem energia à cidade.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br
Siga nas redes
Fale conosco
Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível para o usuário. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar a nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Você pode ajustar todas as configurações de cookies navegando pelas guias no lado esquerdo.
Cookies estritamente necessários
Cookies estritamente necessários devem estar sempre ativados para que possamos salvar suas preferências para configurações de cookies.
Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará ativar ou desativar os cookies novamente.
Cookies de terceiros
Este site usa ferramentas de terceiros, como Google Analytics, Google Adsense, entre outros, para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.
Manter este cookie ativado nos ajuda a melhorar nosso site.
Ative primeiro os Cookies estritamente necessários para que possamos salvar suas preferências!