As séries Gotas Divinas (França-Japão-Estados Unidos) e Depois da Cabana (Alemanha) foram as principais vencedoras na 52ª edição do Emmy Internacional, realizada na última segunda-feira (25), em Nova York. Com duas indicações nas categorias de séries, o Brasil mais uma vez ficou sem nenhuma estatueta.
Disponível no Apple TV+, Gotas Divinas ganhou a categoria de melhor drama. Uma das melhores produções de 2023, a série de altíssimo nível é adaptação do cultuado mangá The Drops of God, cuja história aborda tudo o que cerca o mundo do vinho, da produção à degustação. A segunda temporada está confirmada.
Já Depois da Cabana arrebatou a estatueta de melhor telefilme ou minissérie. Do nada, essa atração sinistra da Netflix, com um suspense de fina qualidade, conquistou o público do mundo inteiro, desbancando atrações de grife como One Piece e Virgin River no ranking de audiência da gigante do streaming. No Brasil, virou sucesso na base do boca a boca, beneficiada por ter sido lançada em pleno feriadão de 7 de setembro do ano passado.
Na categoria de melhor comédia, a série argentina Divisão Palermo, da Netflix, foi a vencedora. A narrativa é sobre a Divisão Palermo, uma guarda urbana inclusiva criada como uma jogada de marketing para melhorar a imagem da polícia. Mas, mesmo sem saber direito o que fazer, o grupo acaba tendo que lidar com um estranho bando de criminosos.
Entre as séries, o Brasil teve duas indicações no Emmy Internacional de 2023. Julio Andrade concorreu entre os melhores atores de drama pela atuação em Betinho: No Fio da Navalha, produção do Globoplay (ele perdeu para o inglês Timothy Spall, de The Sixth Commandment). Foi a terceira indicação de Andrade na premiação; as outras duas foram em 2017 e 2018, ambas por performances no drama criminal 1 Contra Todos.
E na disputa de telefilme ou minissérie, Anderson Spider Silva, do Paramount+, não foi páreo para Depois da Cabana. Ironicamente, a trama sobre a trajetória de vida do lutador brasileiro Anderson Silva, lenda do MMA, não pode mais ser vista pelos assinantes do streaming da montanha, pois foi removida do catálogo. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br