Após praticamente todas as rivais da HBO tentar emplacar uma nova Game of Thrones, agora chegou a vez do próprio canal premium tentar a sorte. Lançada no último domingo (17), Duna: A Profecia narra uma história tipo a briga pelo Trono de Ferro em Westeros, só que no espaço. É spin-off prelúdio dos dois filmes homônimos de grande sucesso no cinema.
Duna: A Profecia se passa 10.000 anos antes da saga de Paul Atreides e a libertação de Arrakis, conforme mostraram os dois longas produzidos até então. Buscando ganhar cada vez mais influência pela galáxia, as irmãs Valya e Tula Harkonnen decidem criar as Bene Gesserit, uma ordem composta apenas por mulheres.
Usando engenharia genética, conspirações políticas e misticismo, elas planejam usar suas capacidades para salvar a humanidade do apocalipse. Mas seu desejo por poder começa a guiar suas decisões.
Para ajudar o telespectador que desconhece a premissa da franquia, também servindo de apoio a quem tem familiaridade com a saga, o Diário de Séries apresenta um guia rápido sobre os principais termos usados no drama de ficção científica, glossário que auxilia na compreensão da história. Confira:
Arrakis: também chamado de Duna, é um planeta desértico localizado no sistema estelar Canopus, local vital da saga. É a principal fonte da especiaria Melange, essencial na realização de viagens espaciais. O controle de Arrakis é cobiçado devido à sua importância econômica no Império, o governo galáctico da narrativa.
O ambiente hostil, com temperaturas extremas e escassez de água, torna a exploração do planeta extremamente difícil e perigosa. A extração da Melange é uma tarefa arriscada, e os Fremen, a população nativa, desempenham um papel-chave no controle e conhecimento do deserto.
Bene Gesserit: é uma organização (quase seita religiosa) formada por mulheres que, entre outras coisas, querem colocar uma líder suprema no comando do Império. Elas possuem poderes especiais, como a capacidade de controlar pessoas com a voz e acessar memórias ancestrais. Além disso, treinam mulheres em artes marciais, tendo também a habilidade de descobrir se uma pessoa está mentindo ou não.
A Irmandade é composta por espiãs, cientistas, teólogas e freiras que influenciam a política galáctica e manipulam a genética humana. Ela foi fundada após o Jihad Butleriano destruir as máquinas pensantes e robôs.
Casa Atreides: a lenda afirma que a Casa Atreides veio de uma família nobre que se originou na Grécia, na Terra, e que eles ganharam destaque durante a Jihad Butleriana. A Casa Atreides, especificamente, reivindicou a descendência do Rei Agamenon, um filho de Atreu, na mitologia grega. Os descendentes de Atreu são chamados de Atreides, na língua grega.
Casa Harkonnen: inimigos históricos da Casa Atreides desde a Batalha de Corrin, os Harkonnen ganharam uma reputação notória por táticas políticas dissimuladas e sinistras alimentadas por sua ambição, maldade, ódio e brutalidade. Origem na Terra seria na região da Finlândia.
Dobra do Espaço: o Espaço contraído ao redor de uma Nave Estelar através do qual o universo se ‘moveria’ durante a viagem espacial.
Especiaria: a Especiaria Melange é uma substância natural fundamental para o comércio e o desenvolvimento tecnológico no universo de Duna. Produzido naturalmente em Arrakis, é essencial para as viagens espaciais e o desenvolvimento cultural. Ela permite que os navegadores espaciais conduzam naves através da Dobra do Espaço.
Fremen: são os habitantes originais do planeta Arrakis, descendentes dos Zensunni (piratas da areia) e com uma cultura focada na preservação da água e no consumo de melange, especiaria que colore os seus olhos de azul. Eles vivem em cidades subterrâneas chamadas de Sietchs, utilizando trajes especiais para conservar a umidade. A água é um elemento sagrado na cultura deles.
Império: Em Duna: A Profecia, o Império é comandado pela Casa Corrino. Ele foi formado após a guerra contra computadores capacitados para ter vontades próprias, pensarem por si. Diversas casas nobres formam o Império, centrado em um governo monarquista recheado de politicagem.
Outra Memória: é o ego combinado e as memórias de todas as ancestrais femininas. Uma Bene Gesserit pode ser treinada para acessá-la. Os conhecimentos recebidos remontam a origem da humanidade, ao tempo em que os humanos ainda viviam na Terra.
Reverenda Madre: é a figura principal dentro da Bene Gesserit, que também atua como uma verdadeira oradora e é capaz de influenciar a política. O título é dado à integrante da Bene Gesserit que sobrevive a um ritual em que ela conscientemente transforma uma dose tóxica de melange em uma substância não venenosa no nível molecular, elevando-se assim a um nível mais alto de consciência e permitindo-lhe acessar a Outra Memória.
Salusa Secundus: terceiro planeta no sistema estelar Gamma Waiping, lar da Casa Corrino. É um lugar hostil, cheio de feras selvagens, temperaturas extremas e terreno difícil.
Verdavidente: integrantes da Bene Gesserit recebem esse nome por terem a aptidão de detectar mentiras, sendo assim requisitadas pelas casas nobres com o intuito de ajudar na governança. São peças de suma importância no tabuleiro político do Império.
Voz: é um termo que se refere ao mecanismo de controle áudio-neural que permite a manipulação da fala para obter controle completo sobre um receptor. Trata-se de uma forma de subjugar pessoas apenas mudando o tom de voz. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br