A grandiosa série Os Anéis de Poder retornou com episódios inéditos, na última quinta-feira (29), após hiato de dois anos. Naturalmente, muitas pessoas que acompanharam a trama prelúdio de O Senhor dos Anéis lá em setembro e outubro de 2022 nem lembram mais de detalhes importantes da história, o que pode prejudicar a experiência de acompanhá-la agora depois desse intervalo tão grande entre temporadas.
Por isso, o Diário de Séries apresenta um glossário completo dos termos mais importantes que fazem parte da narrativa fantasiosa, que aborda a expansão da Terra Média na Segunda Era e revela como os lendários e amados personagens da saga se unem contra todas as probabilidades, passando por grandes distâncias para se proteger contra o temido ressurgimento do mal.
Faça uso deste guia, composto de 43 verbetes, quando estiver assistindo aos episódios para entender melhor o que está acontecendo.
Glossário de Os Anéis de Poder
Adaga de Finrod: esta arma já pertenceu a Finrod, irmão de Galadriel, morto nos Dias Antigos. Ela é um lembrete do juramento que Galadriel fez para erradicar o mal que tirou a vida dele e a de tantas outras pessoas de quem ela gostava.
Adar: personagem de Joseph Mawle/Sam Hazeldine. Depois de garantir um lar em Mordor para os orques, Adar enfrenta uma ameaça inesperada quando descobre que Sauron, o antigo mestre que ele traiu e assassinou, está vivo e planejando recuperar tudo o que Adar tirou dele.
Alto-Rei Gil-galad: o personagem de Benjamin Walker é um poderoso, pragmático e sábio guerreiro e rei élfico. Governando em Lindon, a capital élfica, ele luta por um futuro promissor para todos os elfos, mas guarda um grande segredo que ameaça tanto seu povo quanto a Terra Média.
Anãos: povo antigo e forte, os anãos são mais altos do que os Pequenos, mas muito mais baixos do que homens ou elfos. Eles são reservados e protegem até seu idioma de estranhos, mas são reconhecidos como apaixonados por pedras, gemas e tudo que é criado pelas mãos de artesãos. Após a Primeira Era, muitos anãos se mudaram para Khazad-dûm, um grande reino subterrâneo construído nas entranhas rochosas das Montanhas Nevoentas.
Arondir: o personagem de Ismael Cruz Córdova é um elfo-silvestre, ramo dos elfos-da-floresta que nunca saiu da Terra Média rumo a Valinor. O soldado cresceu nas agora submersas terras de Beleriand e passou quase um século vigiando os homens das Terras do Sul, cujos ancestrais se aliaram ao mal muito tempo atrás. A longa vigilância dos Elfos chegou ao fim, mas Arondir se apegou ao povo, e principalmente à curandeira Bronwyn (Nazanin Boniadi).
Após duas perdas devastadoras, o soldado começa a segunda temporada em uma encruzilhada, preso entre dois mundos, tentando decidir seu verdadeiro lugar: na antiga colônia númenóriana de Pelargir, com os sulistas mortais, ou em outro lugar, com seu próprio povo, os elfos.
As Estrelas: é uma constelação que o Estranho segue até as terras de Rhûn em busca de respostas quanto à identidade e ao propósito dele.
Balrog: seres malévolos das sombras e das chamas dos Dias Antigos. Há quem diga que os balrogs ainda se escondem nos abismos da Terra Média.
Capitão Elendil: personagem de Lloyd Owen. Como Capitão da Guarda do Mar númenóreano, Elendil se sente mais em paz quando navega. Viúvo, seus filhos já estão crescidos e começando um novo capítulo em suas respectivas jornadas, lançando a própria vida de Elendil em águas desconhecidas.
Crente que o filho Isildur foi morto na erupção do Monte da Perdição, Elendil, deve lidar com o luto, mesmo que seu firme apoio à Rainha-Regente o coloque em oposição a uma crescente divisão política da qual faz parte a única pessoa com quem ele se importa mais: sua filha.
Coroa do Senhor Sombrio: originalmente usada por Morgoth, e depois por Sauron, esta coroa foi forjada pelo próprio Morgoth e adorna a cabeça do Senhor Sombrio.
Eärien: a personagem de Ema Horvath é a filha talentosa e ambiciosa de Elendil, e irmã de Isildur. Embora todos compartilhem um forte vínculo, em um reino cheio de complexas tensões políticas e sociais, Eärien descobre que suas convicções podem não ser as mesmas de sua família.
Culpando a Rainha-Regente Míriel pela morte do irmão, Eärien cada vez mais apoia os objetivos de seu mentor, Pharazôn, acreditando que a liderança dele é o melhor caminho para evitar mais mortes e sofrimentos desnecessários entre seus compatriotas.
Elanor “Nori” Brandepé: a personagem de Markella Kavenagh é uma pé-peludo, comunidade migratória e ancestral dos pequenos que dará mais tarde origem aos hobbits. Uma sonhadora nata, Nori anseia por aventuras além dos limites restritos do perigoso mundo dos pequenos.
A jovem pé-peludo sempre sonhou em se aventurar na vastidão do mundo. Mas agora, em sua jornada para ajudar o misterioso Estranho a encontrar seu destino nas terras distantes e orientais de Rhûn, a pequena está longe da família, dos amigos e de tudo o que ela já conheceu.
Elfos: primeiros de todos os povos, os elfos são imortais e não envelhecem como os humanos, embora possam ser mortos em guerras. Muitos dos altos elfos, aqueles que viviam em Valinor na Primeira Era, desejam voltar para o lar que deixaram para trás, mas sentem que é seu dever permanecer na Terra Média para proteger seus reinos e povos.
Elrond: personagem de Robert Aramayo. Quando os poderes superiores lhe deram a opção de ser humano ou elfo, Elrond, o meio-elfo, escolheu a imortalidade. Já seu irmão, Elros, preferiu a vida mortal e se tornou o primeiro rei de Númenor. A grandeza corre nas veias de Elrond, mas ele ainda não achou seu lugar no mundo. O meio-elfo tem de decidir entre dois caminhos: fazer o que é certo para seu reino ou permanecer leal a quem lhe é querido.
Elrond começa a segunda temporada determinado a descobrir os segredos que ele acredita que a amiga Galadriel escondeu dele e de seus companheiros elfos. Quando ele se vê excluído em seu próprio reino, Elrond terá que encarar a realidade de que, nesta nova Era da Terra Média, a distinção entre o bem e o mal às vezes não é tão clara quanto ele acreditava.
Ents: são pastores-de-árvores, guardiões da floresta e, na aparência, criaturas altas parecidas com árvores. Ents são imortais, muito inteligentes e, quando provocados, protetores ferozes contra fogo e machado.
Espada de Elrond: adornada com imagens representativas do passado dele, Elrond deve empunhar esta espada e assumir o comando como líder dos elfos para salvar seu povo.
Estranho: personagem de Daniel Weyman. Em busca de suas origens e propósito, na segunda temporada, o misterioso e mágico Estranho procura a constelação que domina seus pensamentos desde que chegou à Terra Média, bem como o cajado do mago que ele espera encontrar sob ela.
Forja: é a maior forja de toda a Terra Média, projetada por Celebrimbor para criar as obras-primas dos ferreiros élficos.
Galadriel: a personagem de Morfydd Clark é uma lendária guerreira élfica e Comandante das Forças do Norte. Ainda longe de ser a sábia e etérea Senhora de Lórien, esta Galadriel bem mais jovem é teimosa e persistente, obcecada em caçar um mal furtivo.
Tomada pela culpada por, sem querer, ter dado poder ao Senhor Sombrio Sauron, na segunda temporada vemos a lendária comandante élfica desesperada para reconquistar a confiança de seus companheiros elfos e provar que os Três Anéis que ela ajudou a criar têm o poder de salvar o povo dela e derrotar Sauron de uma vez por todas.
Isildur: o personagem de Maxim Baldry é um jovem cujo futuro já foi traçado pelos outros. Logo ele assumirá seu lugar ao lado do pai, Elendil, na Guarda do Mar de Númenor. Só que ele não tem certeza se esse é o futuro que deseja para si, então se questiona se há outro caminho a seguir.
O filho inquieto de Elendil passou a vida querendo explorar o mundo além de sua ilha, mas agora, encontrando-se perdido na Terra Média, ele não vê a hora de achar o caminho de casa. Para isso, ele deve sobreviver à jornada traiçoeira para sair das terras desoladas de Mordor.
Lorde Celebrimbor: o personagem de Charles Edward é um artesão visionário e um Senhor Élfico de Eregion que planeja executar uma grande obra que transformará a Terra Média em um lugar cuja beleza vai se equiparar até mesmo ao encanto de Valinor.
Após alcançar o sucesso criativo de uma vida imortal ao forjar os Três Anéis Élficos, a segunda temporada começa com o visionário artesão Celebrimbor afastado do ofício e com as ambições em segundo plano, isso enquanto aguarda ansiosamente notícias a respeito dos Anéis, tornando-o perigosamente vulnerável às mentiras de Sauron.
Mago Sombrio: personagem de Ciarán Hinds. O ser misterioso conhecido como Estranho não é o único mago que veio para a Terra Média. Nas terras misteriosas de Rhûn, outro mago o aguarda. É um mago perigoso e poderoso, com uma legião de acólitos dotados de magia que obedecem a todas as suas ordens.
Mithril: mais forte do que aço, com um brilho que parece interno, esse minério recém-descoberto seria encontrado nas profundezas de Khazad-dûm, onde é perigoso minerar. Contudo, acredita-se que ele contenha propriedades únicas que seriam um recurso vital para os elfos.
Morgoth: o Grande Inimigo de todas as coisas boas na Terra Média. Morgoth é o primeiro Poder Sombrio a assolar o mundo na Primeira Era, causando devastação e criando muitas criaturas monstruosas e perversas. Embora venha a ser derrotado, sua influência maligna persiste na Segunda Era e além.
Nenya: um dos Três Anéis élficos de poder, forjado pelo próprio Celebrimbor. Este Anel ornamentado possui uma beleza notável e grande poder.
Númenóreanos: por seus sofrimentos nas guerras da Primeira Era, esses aliados humanos dos elfos foram recompensados com uma ilha, separada da Terra Média, onde construíram o grande reino de Númenor. Os homens e as mulheres de Númenor foram agraciados com uma vida mais longa do que a dos outros humanos, e presenteados com saber e riquezas pelos elfos, porém faz séculos que estes não são bem-vindos em suas terras.
Os Anéis de Poder: Sauron usou sua habilidade de enganar e influenciar para criar e corromper os Anéis que dão poder sobre a carne.
Palantír: presente dos elfos aos númenóreanos dado há muito tempo, diz-se que a misteriosa palantír concede aos usuários o poder de se comunicar a grandes distâncias, mas também, às vezes, de ver o passado e o futuro.
Papoula Pédigno: a personagem de Megan Richards é uma órfã que sofreu uma grande perda e teve que amadurecer rápido. Ela é a amiga do peito de Nori. Papoula é curiosa, leal, e enfrentará ao lado da amiga tudo que vier, até as suas travessuras.
Relutante em deixar sua melhor amiga Nori enfrentar sozinha o mundo selvagem, Papoula se juntará a Nori e ao Estranho em Rhûn para servir como guia, e acaba fazendo algumas descobertas inesperadas no deserto.
Pés-peludos: os pés-peludos são uma tribo nômade de pequenos, dotados de pés robustos, coriáceos e com pelos nos dedos. Eles têm uma existência migratória nas Terras Selváticas, onde vivem do que a natureza oferece, permanecendo juntos como uma comunidade muito unida, e se escondendo sempre das “pessoas grandes”.
Pharazôn: o personagem de Trystan Gravelle é um respeitado estadista númenóreano e braço direito da Rainha-Regente Míriel, que, apesar disso, consegue ser um homem do povo. Só que, sob sua atitude ponderada, ele nutre grandes ambições para Númenor.
Com um número crescente de apoiadores que o pressionam a reivindicar o trono, no início da segunda temporada, o chanceler enfrenta uma escolha: recusar a solicitação deles e permanecer fiel à prima Míriel, que está politicamente isolada, ou aproveitar o momento e finalmente fazer sua jogada.
Primeira Era: a Primeira Era foi um período cercado de conflitos na história da Terra Média, durante a qual seu povo sofreu séculos de guerra. Ao final da Era, o grande inimigo, Morgoth, foi finalmente derrotado, mas a Terra Média foi mudada para sempre, com muitos de seus territórios inundados e destruídos.
Princesa Disa: a personagem de Sophia Nomvete, mulher de Durin e futura rainha, é uma anã carinhosa e simpática com um dom especial de cantar para a montanha para localizar certos minérios e descobrir onde é seguro cavar. Ela faz de tudo pelo futuro do seu povo, o que, às vezes, significa pressionar o marido a fazer o que ambos sabem que é o certo.
Quando ela não consegue usar suas habilidades mágicas de cantora-da-rocha para ajudar os anãos a consertarem os danos na montanha, a princesa se vê desesperada para encontrar qualquer solução que possa salvar seu povo.
Príncipe Durin IV: o personagem de Owain Arthur é tão durão e taciturno em público quanto se esperaria de um anão de sua importância, mas longe dos olhares alheios, ele é afetuoso, atencioso e barulhento. Como herdeiro do trono de Khazad-dûm, ele almeja o dia em que poderá deixar sua marca no mundo.
Afastado do pai e destituído da herança, o antigo príncipe Durin começa a segunda temporada em um momento ruim, mas quando um cataclismo ambiental ameaça mergulhar Khazad-dûm na escuridão, Durin será forçado a sair do buraco em que se encontra, tanto literal quanto figurativamente.
Punho: as Terras do Sul estão cheias de artefatos comprovando seu antigo status como domínio do mal. Este parece não passar de um punho de espada quebrado, escondido num celeiro… Porém, ele exerce uma atração perigosa sobre Theo (Tyroe Muhafidin) e tem uma conexão sinistra com a marca que Galadriel achou em Forodwaith.
Rainha-Regente Míriel: personagem de Cynthia Addai-Robinson. Oficialmente, seu pai idoso ainda detém o cetro do reino da Ilha de Númenor nos primeiros episódios da série, mas a Rainha-Regente Míriel é a governante interina. Embora o reino esteja no auge de suas riquezas e poder, Míriel carrega o fardo de um terrível segredo que paira sobre todo seu povo.
Após a calamitosa jornada de Númenor à Terra Média e a morte do pai, o rei, vemos que, na segunda temporada, Míriel é cercada por desafios que ameaçam acabar com seu reinado antes mesmo de ele começar e que podem deixar todo o reino da Ilha cada vez mais próximo de uma guerra civil.
Rei Durin III: personagem de Peter Mullan. Embora o orgulhoso rei tenha recusado ajuda externa por muito tempo, quando confrontado com uma crise existencial, ele se vê mais disposto do que nunca a confiar no conselho de seu filho e aceitar uma solução do mundo de fora. Uma salvação que vem na forma dos Sete Anéis.
Sauron: personagem de Charlie Vickers e Jack Lowden. Rejeitado e expulso por Galadriel, o Senhor Sombrio Sauron começa a segunda temporada mais determinado do que nunca a completar seu plano de usar os Anéis de Poder para reivindicar o domínio sobre toda a Terra Média.
Segunda Era: a Segunda Era começou após a queda de Morgoth, o Senhor Sombrio original. A primeira parte da Segunda Era é uma época de paz relativa, permitindo que reinos de elfos, anãos e homens cresçam e floresçam à medida que as guerras da Primeira Era se tornam uma lembrança distante.
Silmarils: as silmarils são três joias criadas por Fëanor, o maior artífice entre os elfos. Obras de beleza sem par, estas joias contêm a luz radiante das Duas Árvores de Valinor. Porém, as silmarils foram roubadas por Morgoth, que cobiçava sua beleza. Após sua derrota, duas das silmarils se perderam, enquanto a terceira foi colocada no céu como uma estrela.
Sulistas: na Primeira Era, os ancestrais desses Humanos lutaram ao lado do Grande Inimigo, Morgoth. Agora, um regimento de soldados formados por elfos-silvestres, sempre vigiando o ressurgimento do mal, observa de perto os homens e as mulheres que chamam as Terras do Sul de lar. Contudo, sua presença pode alimentar a mesma revolta que levou muitos sulistas a se aliar ao inimigo.
Tom Bombadil: personagem de Rory Kinnear. Tom Bombadil é uma figura de origem desconhecida que projeta uma sabedoria atemporal, muitas vezes impulsionando os seres que encontra a verem as coisas mais claramente e ajudando-os a entender melhor o vasto mundo ao redor. Isso quando não está proferindo charadas enigmáticas ou cantando.
Troll-das-neves: este carniceiro pode ser encontrado nas vastidões geladas de Forodwaith, um primo do clima frio do troll-das-colinas e do troll-da-caverna encontrados em outros pontos da Terra Média. Sendo um inimigo temível, é melhor não encontrar sozinho o troll-das-neves nem ser pego de surpresa.
Valinor: no ponto onde a Terra Média acaba, sua costa ocidental dá lugar aos Mares Divisores. Muito além de suas águas, se encontram as Terras Imortais, também conhecidas como Valinor, Extremo Oeste, residência final dos altos elfos, onde vivem suas vidas imortais em paz ao lado dos Valar, seres divinos e Guardiões do Mundo. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br
Siga nas redes
Fale conosco
Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível para o usuário. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar a nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Você pode ajustar todas as configurações de cookies navegando pelas guias no lado esquerdo.
Cookies estritamente necessários
Cookies estritamente necessários devem estar sempre ativados para que possamos salvar suas preferências para configurações de cookies.
Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará ativar ou desativar os cookies novamente.
Cookies de terceiros
Este site usa ferramentas de terceiros, como Google Analytics, Google Adsense, entre outros, para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.
Manter este cookie ativado nos ajuda a melhorar nosso site.
Ative primeiro os Cookies estritamente necessários para que possamos salvar suas preferências!