PRODUÇÃO HISTÓRICA

Globoplay resgata Sampa, série que destaca a SP do final dos anos 1980

Lançado pela Globo em 89, drama nunca foi reprisado na TV
DIVULGAÇÃO/GLOBO
Cássio Gabus Mendes nos bastidores de Sampa
Cássio Gabus Mendes nos bastidores de Sampa

A histórica minissérie Sampa passa a ficar disponível no Globoplay a partir de segunda-feira (30*), 35 anos após ser lançada pela Globo; nunca foi reprisada na TV. O drama nacional, estrelado por Cássio Gabus Mendes, faz parte do projeto do streaming do plim plim que resgata produções marcantes do acervo da emissora carioca, o principal polo da indústria do audiovisual brasileiro.

Como indica o título, Sampa tem como cenário a cidade de São Paulo. E daí vem um marco importante da atração: foi a primeira minissérie da Globo gravada quase que exclusivamente em locações, ou seja, fora de estúdios, em locais públicos. Isso para que fosse capturada a essência da atmosfera urbana da capital paulista.

O uso de câmera portátil e pouca luz criou o clima angustiante de Sampa, reforçando o ambiente frenético da cidade. 

O enredo trata do desaparecimento de Luiza (Mika Lins), mistério que enlouquece Amadeu (Cássio Gabus Mendes), um arquiteto em crise existencial. Ao procurar a mulher pelas ruas de São Paulo, ele não apenas enfrenta todo tipo de adversidade como entra em contato com as próprias inseguranças.

Em sua peregrinação desesperada, Amadeu se envolve com diferentes pessoas:

  • O cineasta Gregório (Paulo José), que vê no desespero do arquiteto a possibilidade de realização de um filme.
  • O advogado Agamenon (Serafim González), ligado a políticos e empresários e que fora amante de sua mãe.
  • O funcionário público Sílvio (Walter Cruz), militante de movimentos culturais. 
  • A prostituta Iara (Divana Brandão), a quem o protagonista recorre como refúgio em meio à sua confusão mental.

Narrada em flashback, somente aos poucos são revelados o permanente estado de tensão de Amadeu, seu passado familiar e suas dificuldades no casamento. O final dessa história é surpreendente, de fato, valendo a atenção em cada detalhe dos quatro episódios.

A exibição original de Sampa foi de 26 a 29 de setembro de 1989. O projeto nasceu dois anos antes, quando o autor Gianfrancesco Guarnieri foi convidado para escrever uma minissérie situada em São Paulo e com um elenco predominantemente paulista. 

Sampa faz uma análise da formação da sociedade paulistana daquela época, com seu característico universo urbano-industrial e suas desigualdades sociais.

*lançamento sujeito a alteração

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross