
Produção ousada que é um clássico absoluto da dramaturgia brasileira, a minissérie Engraçadinha entra no Globoplay na segunda-feira (15), parte do Projeto Resgate do streaming do plim-plim, ação que coloca à disposição dos assinantes importantes produções feitas pela Globo ao longo dos anos.
No caso, Engraçadinha, que tem o subtítulo Seus Amores e Seus Pecados, foi exibida originalmente entre abril e maio de 1995. É uma adaptação do romance Asfalto Selvagem: Engraçadinha, Seus Pecados e Seus Amores (1980), de Nelson Rodrigues, e ficou conhecida por revelar Alessandra Negrini ao grande público; além da ousadia da trama, que desafiou os limites dos tabus.
Composta por 20 episódios, a narrativa tem duas fases. Na primeira, o cenário é Vitória, capital do Espírito Santo, durante os anos 1940. A personagem Engraçadinha (Alessandra) tem 18 anos e está noiva de Zózimo (Pedro Paulo Rangel).
Criada em uma família conservadora, a jovem vive um romance com Sílvio (Ângelo Antônio), seu primo, noivo de sua melhor amiga, Letícia (Maria Luísa Mendonça), que também nutre um forte desejo por ela, nesse amor intenso e proibido.
Quando descobre que, na verdade, é irmão de Engraçadinha, Sílvio vira protagonista de uma tragédia horrenda. Em seguida, Engraçadinha, grávida, decide casar-se com Zózimo.
A segunda fase da minissérie é ambientada num subúrbio do Rio de Janeiro. Engraçadinha (interpretada por Claudia Raia), agora com 38 anos, é uma religiosa mãe de família que reencontra o prazer, secretamente, com Luiz Cláudio (Alexandre Borges).
Letícia descobre o caso e chantageia-a, dizendo que só guardará segredo se Engraçadinha ou sua filha, Silene (Mylla Christie), mantiver relações com ela. Não conseguindo concretizar seu desejo, Letícia toma uma atitude drástica. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br



