DIVULGAÇÃO/MIRAMAX
Martin Scorsese (à dir.) com Leonardo DiCaprio nos bastidores do filme Gangues de Nova York
A produtora Miramax está desenvolvendo uma série baseada no livro As Gangues de Nova York – Uma História Informal do Submundo (1927), que há 20 anos foi adaptado para o cinema sob a direção do renomado cineasta Martin Scorsese. A direção dos dois primeiros episódios da atração televisiva ficará com Scorsese, que também será um dos produtores executivos.
Segundo informações do site Deadline, a narrativa da série irá apresentar uma roupagem distinta em relação ao filme, acompanhando os passos de novos personagens. A Miramax, que fez o longa, irá oferecer o drama de época para canais da TV paga americana e plataformas de streaming; o “leilão” deve começar neste mês.
Baseado em fatos reais, o livro As Gangues de Nova York relata acontecimentos entre os anos 1840 e 1863 na cidade americana. Nesse período, não existia limite entre o gangsterismo e a política. Os partidos políticos daquele período usavam as gangues para a pilhagem do dinheiro público e a conquista do controle de Nova York.
A corrupção estava disseminada em todos os níveis do governo, incluindo a polícia. As casas de aposta, os bordéis, os bares clandestinos e os salões de baile pertenciam aos líderes políticos, que utilizavam os talentos “especiais” das gangues para defender seus interesses.
Ao mesmo tempo, os imigrantes chegavam praticamente sem nenhum dinheiro e qualificação, indo morar em cortiços decrépitos. Para sobreviver, tinham de recorrer ao crime e à prostituição. O cenário estava armado para o avanço da corrupção e do crime organizado.
Lançado no Brasil um pouco antes da película, o livro está disponível em livrarias, físicas e online. Já o filme Gangues de Nova York pode ser visto no streaming Star+.
Martin Scorsese tem histórias boas e ruins para contar sobre trabalhos feitos para a TV. Ele dirigiu o piloto (primeiro episódio) de Boardwalk Empire, série da HBO que lhe deu um Emmy. No outro lado da balança, ele tem a direção do piloto de Vinyl, drama musical cancelado pelo mesmo canal premium na primeira temporada.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br