DEDICAÇÃO

De maquiagem a sotaque: como Gabriel Leone se preparou para viver Senna

Ator recebe elogios pela atuação na badalada minissérie da Netflix
DIVULGAÇÃO/NETFLIX
Gabriel Leone na pele de Senna em série da Netflix
Gabriel Leone na pele de Senna em série da Netflix

A atuação de Gabriel Leone na minissérie Senna, lançada pela Netflix nesta sexta-feira (29), chama bastante a atenção. O ator carioca de 31 anos recebeu elogios do público por encarnar com perfeição os trejeitos e modo de falar do piloto Ayrton Senna (1960-1994). Para tanto, não faltou trabalho e dedicação.

Um fator que logo de cara se destaca é o sotaque paulistano na medida. Leone deixou completamente de lado as características marcantes do carioquês para se comportar como um morador legítimo da capital paulista. É o resultado de um ano só falando como se tivesse nascido em São Paulo (SP), a todo instante.

“O sotaque eu decidi botar na minha vida”, revelou o ator, em entrevista ao jornal O Globo. “Então, eu fiquei o ano passado inteiro falando como paulista, porque eu queria que isso estivesse muito orgânico em cena.”

Tamanha preocupação tinha como alvo ter total segurança na hora da ação, com as câmeras ligadas. “Não queria me preocupar em fazer um sotaque e eventualmente errar. Quis que isso estivesse fluido.”

Gabriel Leone como Senna não é uma caracterização nota 10, como Hollywood não cansa de fazer nas escalações de pessoas reais. Porém, para o nível do Brasil, é uma baita montagem. A aproximação do visual deve ser creditada ao pessoal da maquiagem da minissérie, que não usou próteses, como é praxe na indústria americana.

O trabalho do maquiador foi meio inacreditável”, disse Leone, que se surpreendeu com o resultado.

Ele contribuiu com o que pôde nessa busca pela semelhança com Senna, como imitar a forma de andar do piloto. “[E] prestei muita atenção nos olhos de Ayrton. O olhar dele sempre disse muito, sempre foi muito expressivo. Foi o meu ponto de encontro com essa alma, com essa essência.”

Leia no Diário de Séries – Análise: Netflix apresenta Senna como herói nacional; isso é bom ou ruim?

Com o devido aval da família, o mais novo drama brasileiro da Netflix narra a vida e carreira de Ayrton Senna, piloto de Fórmula 1 considerado um dos maiores esportistas de todos os tempos, ídolo mundial. O projeto começou a ser desenvolvido há quatro anos e ganhou as manchetes da mídia especializada em 2022. Custou 250 milhões de reais.

A história começa com o início da carreira automobilística do tricampeão de Fórmula 1, do kart à sua mudança para a Inglaterra para competir na Fórmula Ford, e segue até o trágico acidente em Ímola, na Itália, durante o Grande Prêmio de San Marino, fatalidade ocorrida em 1994.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross