HISTÓRIA DA TV

30 anos de Friends: a polêmica sobre o sexo casual de Monica na estreia

Comédia icônica faz aniversário neste mês de setembro
REPRODUÇÃO/NBC
Courteney Cox no primeiro episódio de Friends
Courteney Cox no primeiro episódio de Friends

Sim, é possível argumentar que Friends era uma série bem avançada para a época em que estreou, em 1994. De raro casamento lésbico na TV a liberdade sexual feminina, a sitcom acumulou marcos progressistas ao longo de suas dez temporadas. Mas um deles, logo no primeiro episódio, quase foi censurado por executivos da rede NBC, emissora que exibiu a série nos Estados Unidos.

A polêmica girou em torno da noite de sexo casual que Monica (Courteney Cox) teve com Paul, o cara do vinho (John Allen Nelson), seu colega de trabalho. Os dois foram para a cama logo no primeiro encontro, após ele contar uma história mirabolante na qual mentiu sobre estar na seca, sem dormir com ninguém nos últimos dois anos, por causa de um suposto rompimento traumático com a última namorada, que o teria traído.

David Crane e Marta Kauffman, em reportagem recente do jornal britânico The Times, relembraram os momentos de tensão que ocorreram nos bastidores antes mesmo de a série entrar no ar. Isso porque o pessoal engravatado da TV do pavão queria censurar essa cena de Monica.

Crane citou que um desses executivos disse que o público não iria gostar de Monica porque “ela vai para a cama com um cara no primeiro encontro”. O produtor e roteirista rebateu dizendo que essa postura da personagem, na verdade, a tornava mais simpática perante o público-alvo.

“Então”, continuou Crane. “A emissora, tentando provar que o público não gostaria de Monica se ela dormisse com um cara no primeiro encontro, distribuiu um pequeno questionário para o público em nosso ensaio geral. E foi um negócio tão enviesado…”

“A pergunta era algo como: ‘Quando Monica dorme com um cara no primeiro encontro, ela é: opção A, uma piranha/vagabunda ou opção B, uma meretriz?’. As pessoas acabaram escrevendo outra alternativa, basicamente dizendo que: ‘Nada disso, está tudo bem’.”

No mesmo episódio, Monica descobre o esquema de Paul ao conversar com uma colega de trabalho que recebeu a mesma cantada elaborada do trapaceiro.

Essa situação virou motivo de piada entre os amigos, lembrada mais para frente. Na segunda temporada, Phoebe (Lisa Kudrow) trouxe à tona esse sexo casual da amiga ao lembrar que Monica deixou “um cara entrar em sua floresta no primeiro encontro”.

Friends está disponível na Max. A sitcom completa 30 anos neste mês de setembro.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross