Ninguém precisa ser igual ao Roberto Carlos e querer ter 1 milhão de amigos. Mas é normal desejar ver ao seu lado ao menos um bocado para compartilhar momentos da vida, tristes ou felizes. Acontece que a rotina contemporânea dificulta não apenas a criação de vínculos íntimos com alguém. Até iniciar uma simples amizade está difícil.
Daí, quem acompanha Friends, seja fã das antigas ou recém-chegado, pode chegar a conclusão razoável de que a série promove uma visão irreal do que é uma amizade, criando a falsa esperança de alguém conseguir algum tipo de laço, como visto na sitcom, que completa 30 anos no domingo (22). Assim, assistir à série deixa de ser um momento de escape divertido e se transforma num fardo.
A comédia retrata, de forma exagerada como o humor deve ser, o dia a dia de jovens adultos na transição dos anos 1990 para os 2000, na cidade de Nova York (EUA).
É raro uma pessoa ter um grupo de amigos, com outras cinco pessoas, por exemplo, tão próximas assim como Friends mostra. Um olhar ao redor basta para perceber que formar amizades está complicado. Como previsto há anos, a solidão caminha a passos largos para ser, de fato, o mal deste século. É só observar as festas de aniversário cada vez mais com menos gente…
Na infância e adolescência, mesmo no começo da juventude adulta, estar cercado por amigos ou colegas é considerado comum. Conforme a idade avança, as interações diminuem. E o círculo de amizades encolhe junto.
Aquele Amigos Para a Vida Toda (BBF) escrito nos cadernos da escola tem prazo de validade. Se sobrar um ou outro amigo verdadeiro depois dos 30 e tantos anos, já é lucro. Depois disso, nutrir uma nova amizade é missão para Tom Cruise.
Por mais que Friends venda essa visão irreal de amizade, com um grupo vivendo intensamente todo tipo de situação ao longo de uma década, um ou outro vínculo ali acaba servindo de identificação para alguém. Afinal, são 15 laços de amizade que a série narra entre os seis personagens principais.
Pode ser a amizade entre Ross e Chandler, plantada nos tempos de faculdade. Ou de repente o seu melhor amigo que vira cunhado (Chandler casando com Monica, irmã de Ross). Quem sabe um convívio marcado por flertes que nunca passa disso, como entre Joey e Phoebe. Até mesmo a amizade entre irmãos, tal qual Ross com Monica.
É possível pinçar pelo menos um desses 15 laços de amizade de Friends como algo real para si. Nem todos os milhões de espectadores ao redor do mundo vão se identificar com tudo que ali está reproduzido.
Dito isso, é totalmente compreensível quem vê Friends, principalmente se for da geração Z, pensar que as amizades da série são inalcançáveis. Dependendo do grau de sarcasmo e pessimismo do telespectador, a comédia, na verdade, passa a ter um ar de fantasia… •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br