Flop colossal no Brasil, a minissérie A Queda da Casa de Usher (Netflix) é um sucesso retumbante nos Estados Unidos. O drama de terror de Mike Flanagan, pela segunda semana seguida, alcançou a liderança no ranking da Nielsen, o ibope americano, que computa a audiência de programas de streamings.
A Nielsen divulga essa pesquisa toda semana, mas com atraso de um mês em comparação ao período em que os dados foram coletados. Durante a semana de 16 a 22 de outubro. A Queda da Casa de Usher registrou 1,46 bilhão de minutos assistidos, batendo de forma consecutiva o drama jurídico Suits, que desde junho domina o ibope dos streamings nos EUA.
Esse desempenho da série de terror e suspense foi 19% maior do que o da semana anterior, quando marcou 1,2 bilhão de minutos assistidos.
No ranking da Nielsen, Suits só deixou de ser número 1, desde junho, três vezes. Uma foi para Virgin River (Netflix), na semana de 11 de setembro. As outras duas foram agora, seguidas, com A Queda da Casa de Usher.
Suits surpreendeu toda Hollywood com os números registrados no ibope americano durante o verão (meio do ano), isso quatro anos após o término. Por lá, o drama jurídico está disponível na Netflix e no Peacock (streaming da NBCUniversal). No Brasil, Suits pode ser visto na Netflix.
O feito de A Queda da Casa de Usher é marcante, de fato. A trama nada complexa caiu no gosto do americano, diferentemente do que ocorreu no Brasil, onde só apareceu duas vezes no ranking semanal top 10, sendo que a última, entre os dias 16 e 25 de outubro, amargou a décima posição.
Caindo no gosto do público ou não, a realidade é que A Queda da Casa de Usher é uma série muito boa, com chance de beliscar vagas nas tradicionais listas das melhores do ano, a serem divulgadas a partir das próximas semanas.
Baseada na obra homônima de Edgar Allan Poe (1809-1849), além de outros contos, A Queda da Casa de Usher segue os cruéis irmãos Roderick (Bruce Greenwood) e Madeline Usher (Mary McDonnell), que transformaram a Farmacêutica Fortunato em um império de riqueza, privilégios e poder.
Mas os segredos do passado vêm à tona quando os herdeiros da dinastia Usher começam a morrer, de forma brutal e misteriosa, nas mãos de uma mulher de sua juventude.
Siga o Diário de Séries no WhatsApp
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz. email: contato@diariodeseries.com.br