
O último episódio da quinta temporada de Only Murders in the Building, lançado pelo Disney+ nesta terça-feira (28), finalmente revelou a pessoa responsável pela morte de Lester (Teddy Coluca), querido porteiro do Edifício Arconia. Ao longo da temporada, Charles (Steve Martin), Oliver (Martin Short) e Mabel (Selena Gomez) se dedicaram a desvendar o mistério, encontrando mais dúvidas do que respostas, até que, na reta final, todas as peças se encaixaram.
[Atenção: spoilers a seguir]
A revelação surpreendente apontou a mãe de Sofia (Téa Leoni) como aquela que pegou o dedo misterioso do apartamento de Charles, item-chave que pertencia ao verdadeiro assassino de Lester. A vovó agiu para proteger a família de se afundar ainda mais em um escândalo que envolvia um caso extraconjugal de Sofia, mas a ação acabou complicando a investigação.
O término da trama de Only Murders in the Building 5 se desenrolou no cassino subterrâneo do Arconia, onde Charles, Oliver e Mabel reuniram os bilionários Camilla (Renée Zellweger), Bash (Christoph Waltz) e Jay (Logan Lerman) para identificar o dono do dedo.
O ponto de virada aconteceu graças a uma mensagem de Howard, enviada com erro de autocorreção, que transformou “Beau Tillman” em “It’s Beautiful”. Essa falha levou Mabel a perceber que Lester, também em uma mensagem de texto, esta enviada para a sua mulher, tentava revelar o nome de seu assassino: Beau Tillman (Keegan-Michael Key), prefeito de Nova York.
Ao confrontá-lo, Mabel cortou o dedo falso de Tillman, que confessou sua participação na noite da morte de Nicky (Bobby Cannavale) e na fatalidade de Lester. O desfecho mostrou que Tillman feriu Lester durante uma luta junto à fonte do Arconia.
O trio investigador conseguiu registrar a confissão do prefeito e revelar o envolvimento de outros personagens na tentativa de encobrir os acontecimentos acerca da morte de Lester. Tillman e seus cúmplices foram presos, resultando assim na salvação do Arconia, livrando-o da demolição.
Nos instantes finais, o episódio introduziu uma nova vítima. Três meses depois do caso Lester, Cinda Canning (Tina Fey), agora em um podcast investigativo na Inglaterra, surge como a protagonista de um mistério quente.
A narrativa da série dá uma guinada quando Cinda é encontrada morta no pé do portão principal do Arconia, estabelecendo um gancho direto para uma próxima temporada e mostrando que, no universo da série, crimes e surpresas nunca têm fim. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br



