DESPEDIDA

Final explicado de Lista Negra: saiba tudo sobre o destino de Red

Drama policial popular está completo na Netflix
DIVULGAÇÃO/NBC
James Spader no final de Lista Negra
James Spader no final de Lista Negra

É a hora do adeus. A décima e última temporada de Lista Negra está disponível na Netflix, encerrando a jornada do anti-herói Raymond “Red” Reddington (James Spader). A leva composta de 22 episódios conclui de maneira definitiva a jornada do personagem que cativou espectadores do mundo todo, incluindo o Brasil, onde a série é bastante popular, alcançando até exibições na TV aberta (Globo e Band).

O jogo mudou nessa temporada de despedida. O criminoso preferido dos Estados Unidos encarou um perigo nunca antes enfrentado. Se por muito tempo foi dedo-duro, ajudando o FBI (a polícia federal americana) a capturar criminosos de alta periculosidade, agora era ele na mira dos nomes estampados na maldita lista negra, todos em busca de vingança.

Soma-se a isso, na reta final da leva, os próprios policiais do FBI virando a casaca na caça. Red passou a ser alvo de força-tarefa do bureau. Aqueles agentes que o ajudaram na última década estavam à sua procura.

Lista Negra: final explicado

[Atenção: spoilers a seguir]
É importante destacar que o final de Lista Negra é duplo: se dá nos dois últimos episódios da décima temporada, o 21 e 22. Até esse ponto, Red estava fugindo após encerrar a força-tarefa. Ele deixou os EUA em uma fuga turbulenta fazendo uso de todas suas cartas (criminais) na manga, de rotas de fuga complicadas a disfarces enganosos. 

Na primeira parte do final, Red já estava longe de desfrutar dos privilégios de ser informante do FBI. Ela passou a ser visto como um fora da lei de fato que precisava ser pego. Quem liderou essa missão foi o deputado federal vingativo Arthur Hudson (Toby Leonard Moore)

O drama não complicou as coisas ao resolver esse embate: simplesmente colocou os dois frente a frente. Hudson disparou contra o guarda-costas de Red, Dembe Zuma (Hisham Tawfiq), atingindo-o no pescoço. Como resposta, Red não errou o alvo e meteu uma bala certeira no deputado, que morreu na hora.

Red conseguiu resgatar o agente guarda-costas, que sobreviveu ao ataque. O ex-informante do FBI precisou seguir fugindo e decidiu atravessar o Oceano Atlântico. Ele foi parar na Espanha (eis a segunda parte do final).

Com o título descarado de Boa Noite, o último episódio de Lista Negra seguiu acompanhando a força-tarefa tentando localizar Red, mesmo na Europa. Quem estava determinado a achá-lo era o agente especial Jordan Nixon (Derrick Williams), que jurou vingar a morte de Hudson; só iria cessar a caça quando matasse Red.

Em território espanhol, Red foi ajudado por uma amiga, chamada de Angela. Ele já estava melancólico nos momentos derradeiros da atração, como se estivesse sentindo qual seria o seu fim. Nessa jornada pensativa, ele visitou uma fazenda de gado. E o FBI estava na sua cola.

Durante longa caminhada no rancho, ele se deparou com um touro. Red não hesitou e andou em direção ao animal bruto, sem medo. O touro, por sua vez, não tirou os olhos do criminoso. Então, irrompeu uma das mortes mais bizarras da TV nos últimos tempos, em se tratando de protagonista de série.

O touro partiu em disparada na direção de Red, que não se mexeu, destemido e sem entrar em pânico. Daí, a série não deixou dúvidas: Red morreu depois de ser atacado pelo touro. 

Lista Negra atingiu o ponto final no seu próprio termo. Na TV americana, venceu o fantasma do cancelamento ano após ano, chegando a ser exibida em dez horários diferentes na rede NBC nessas dez temporadas. O sucesso internacional foi um dos motivos que fez a série policial resistir e durar tanto tempo.


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross