GUIA

Final explicado de Eric; saiba tudo sobre a minissérie da Netflix

Drama conta com o protagonismo do premiado ator Benedict Cumberbatch
DIVULGAÇÃO/NETFLIX
Benedict Cumberbatch em cena de Eric
Benedict Cumberbatch em cena de Eric

Uma das atrações mais vistas na Netflix atualmente, a minissérie Eric é um suspense emocionante que retrata a busca desesperada de um pai pelo filho de nove anos, que desapareceu a caminho da escola. Para quem já terminou a trama composta de seis episódios, lançados na semana passada (dia 30), o Diário de Séries apresenta um guia que explica detalhes da narrativa.

Eric segue os passos de Vincent (Benedict Cumberbatch), um dos maiores ventríloquos de Nova York e criador de um famoso programa infantil. Ele sofre com a perda do filho, Edgar (Ivan Morris Howe), e se torna cada vez mais nervoso e imprevisível. Sua luta também é contra o alcoolismo e a deterioração do casamento com Cassie (Gaby Hoffmann).

Sentindo-se culpado pelo desaparecimento, ele se apega aos desenhos de um monstro azul chamado Eric feitos pelo menino e se convence de que, se conseguir colocar uma marionete de Eric na TV, Edgar voltará para casa. 

O comportamento destrutivo de Vincent afasta familiares, colegas de trabalho e os detetives que tentam ajudá-lo e acaba transformando Eric, um delírio criado por necessidade, em seu único aliado na jornada para encontrar o filho.

[Atenção: spoilers a seguir]

Eric é baseado em uma história real?

Não existe uma história real específica que inspirou a narrativa de Eric. Mas a série foi inspirada no que acontecia na Nova York dos anos 1980. O ponto de vista foi da própria criadora, Abi Morgan, quando ela trabalhava naquela época como babá na cidade. Temas como homofobia e epidemia de Aids serviram como pano de fundo.

Natural do País de Gales, a roteirista conheceu o submundo de Nova York. “Quando cheguei, fiquei num albergue muito degradado. Era um lugar estranho, cheio de mochileiros internacionais, famílias de baixa renda e viciados em drogas”, disse em entrevista para a Netflix

The Lux existiu de verdade?

A boate The Lux não existiu de verdade, porém Abi usou como base o que testemunhou ao experimentar a vida noturna da Nova York da década de 1980.

Um dos objetivos da criadora com essa parte da trama foi explorar o que realmente significava ver de perto a discriminação e o impacto da Aids na comunidade LGBTQIA+. “Eu cresci em um ambiente muito liberal, onde ser gay era muito aceitável, mas eu sabia que isso não era real fora daquele mundo.”

O Lux acabou sendo uma homenagem aos espaços da vida noturna nova-iorquina que proporcionavam liberdade para as pessoas queer.

Moradias nos túneis do metrô

Sim, pessoas usavam túneis do metrô de Nova York como abrigo. A trama de Eric se inspirou no documentário Dark Days (2000), que retratou a rotina de uma comunidade que ocupava túneis do literal underground nova-iorquino.

Ivan Morris Howe em Eric
Ivan Morris Howe em Eric

Vincent encontra o filho desaparecido?

No último episódio de Eric, Vincent está nos túneis do metrô quando vê uma imagem na parede e a reconhece como sendo um desenho de seu filho. Então, reacende sua vontade de colocar o boneco Eric na TV para que Edgar o veja e volte para casa.

Demonstrando que entende o papel que teve no desaparecimento do filho, Vincent faz de tudo para aparecer na TV, vestido de Eric, e clama por Edgar.

Vincent tira a cabeça de Eric e faz um apelo às câmeras de televisão. “Ele envia esta mensagem para [Edgar], ‘Corra para casa’, que é um código que pai e filho [usavam] um com o outro”, explicou Abi. “Uma coisa importante que ele aprendeu ao longo dessa jornada: é hora de tentar deixar Edgar vencer.” 

Destino de Edgar

Enquanto come torradas em um restaurante, Edgar vê a atuação de Vincent como Eric, na TV. Quando Edgar ouve a mensagem para apostar uma corrida com o pai até a residência da família, ele parte em disparada.

No momento em que Vincent vira a esquina, Edgar também corre para casa. Pai e filho, finalmente, se reencontram

“Há uma frase importante dita por Vincent quando se despede de Cassie, indo para a reabilitação”, destacou a criadora. “Ele falou: ‘Eu sou aquela coisa tóxica, sou eu’”. Enquanto todo mundo procurava pelos monstros, pela motivação para o que aconteceu com Edgar, a motivação e o monstro estavam dentro de [Vincent]. Ele é o Eric.

Vincent e Cassie ficam juntos?

O casamento entre Vincent e Cassie não teve conserto. Ela acabou encontrando um novo amor, chamado Sebastian (José Pimentão). Apesar de ter carinho enorme por Vincent, Cassie simplesmente não tinha mais condições de ficar ao seu lado, como um casal. Separados, eles se dão bem, cada um tocando sua vida particular, mas unidos no cuidado do filho.

A história de Marlon Rochelle

Enquanto o detetive Michael Ledroit (McKinley Belcher III) investigava o caso de Edgar, ele descobriu uma rede de exploração sexual envolvendo casas noturnas e até mesmo a polícia. O garoto Marlon, de quatorze anos, ficou desaparecido durante onze meses, mas não recebeu a mesma atenção da mídia que Edgar.

Marlon era um estudante do ensino médio e jogador de basquete que provavelmente estava descobrindo sua sexualidade; ele frequentava o The Lux.

O que aconteceu com Marlon?

Richard Costello (Jeff Hephner), importante líder cívico da cidade, teve participação no desaparecimento de Marlon. Um vídeo mostra Costello e Marlon em um beco durante um encontro sexual. Até que dois policiais corruptos, Nokes (Ryan Hunter) e Kennedy (Bobby Schofield) os encontram. 

Os policiais reprovaram o fato de Marlon não ter passado por eles para encontrar Costello, então o atacaram e o espancaram até a morte. Uma câmera de vigilância revela que Nokes foi o responsável pelo assassinato brutal. Eles fazem um acordo de cumplicidade com Costello, e o caso é encoberto.

Quem era o número Oito?

Durante a busca por Edgar, o caso Marlon se desenrola em paralelo. Ledroit investiga uma possível conexão da The Lux com alguém que os policiais corruptos chamam de Oito. O detetive pensava que esse Oito tinha conexão com Edgar, mas, na verdade, a referência era outra. Kennedy e Nokes passaram a chamar Marlon de Oito porque o adolescente estava usando um uniforme de basquete com esse número na noite em que foi morto.

Como a minissérie Eric termina?

Na cena final da série, um sóbrio Vincent prospera em seu novo papel, vestindo a fantasia de Eric. Para Cumberbatch, o “final foi um lindo conto de fadas”, pois Vincent está em uma situação reversa em comparação com o começo da história, quando ele destruiu as conexões com a mulher e com o filho.

Além disso, Edgar aparece vestindo a fantasia de Eric. “Vincent criou algo a partir da imaginação de seu filho. Então, Edgar está se apropriando disso novamente”, comentou Cumberbatch. “É propriedade de Edgar. Acho que [isso é] um símbolo muito profundo do que é a paternidade: transferir uma herança.”

E Eric, o monstro imaginário, é visto observando os dois.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross