
Disponível completa na Netflix a partir desta quarta-feira (3), a segunda temporada de Wandinha mostrou a origem de Mãozinha no último episódio, parte da solução do principal arco narrativo dessa leva. A série soube controlar a dose de duas frentes: responder perguntas até então sem respostas e deixar em aberto certas pontas para ligar com a terceira temporada (já confirmada) e com um possível spin-off.
[Atenção: spoilers a seguir]
O desfecho da temporada explicou a origem de Mãozinha: era a mão direita de Isaac Night (Owen Painter), o cientista maluco que é o cadáver reanimado batizado de Slurp por Feioso (Isaac Ordonez) quando estava na forma de zumbi.
No passado, Isaac construiu uma máquina capaz de livrar os Hydes de sua maldição, com o intuito de salvar a irmã Francoise (Frances O’Connor). A experiência, no entanto, custou a vida dele e quase a de Gomez Addams (Lucius Hoyos), salvo por Morticia em sua juventude.
Mortícia (Catherine Zeta-Jones) cortou a mão de Isaac antes de sua morte, e ela ganhou vida própria. Daí, foi feita uma revelação sobre o nome em inglês: Mãozinha chama-se Thing, anagrama de Night, sobrenome de Isaac.
No presente, Isaac busca reconstruir o dispositivo, agora com a ajuda de Francoise e do filho dela, Tyler (Hunter Doohan). Mas há uma reviravolta: o objetivo real não era salvar Francoise, e sim usá-la para retirar de Tyler seus poderes de Hyde, o que não acontece.
Quando os Nights atraem Wandinha para a floresta, eles sequestram Mãozinha. Isaac então remove a luva, revela sua mão desaparecida e reconecta o membro perdido ao seu corpo.
Mas o tempo de Isaac com sua mão direita é curto. Os Addams frustram seu plano e imploram à Mãozinha para voltar à família. Uma briga se inicia entre a Mãozinha e Isaac, com a mão direita saindo vitoriosa. Ela consegue arrancar o coração mecânico de Isaac, matando-o. Ao se separar do corpo inerte de Isaac, Mãozinha corre de volta para a família Addams.
“Essa cena é simplesmente emocionante e linda, é tudo o que queríamos que fosse”, disse Miles Millar, criador, showrunner e roteirista de Wandinha, em entrevista à Netflix.
Outros desfechos importantes da 2ª temporada de Wandinha
Entre os desdobramentos mais impactantes, destaque para a volta de Larissa Weems (Gwendoline Christie), que retorna como guia espiritual de Wandinha, e a inesperada aliança entre Tyler Galpin e a professora Isadora Capri (Billie Piper).
Mas nada se compara ao enigma que envolve a misteriosa tia Ophelia Frump: dada como desaparecida, ela surge viva e trancada no porão da mansão da Vovó Hester (Joanna Lumley), rabiscando nas paredes a sentença “Wandinha tem de morrer.”
Segundo os criadores Al Gough e Miles Millar, a revelação foi planejada desde o início da segunda leva como um gancho para a terceira temporada. O dilema agora é compreender se Ophelia será aliada ou inimiga, especialmente após a conexão psíquica estabelecida com a sobrinha.
Outro fio narrativo essencial foi a entrega do diário de Ophelia a Wandinha por Morticia. O gesto marca uma rara demonstração de confiança e simboliza a transição da filha rumo à maturidade. Embora a mãe ainda sinta temor por a filha ter semelhanças com Ophelia.
As tramas paralelas também ganharam peso. Enid, que finalmente se consolida como mulher-lobo, descobre que esse poder pode isolá-la ainda mais de sua comunidade. Para os criadores, a dualidade entre força e solidão será crucial no futuro da personagem, cuja amizade com Wandinha se mostra cada vez mais central para a narrativa.
A temporada também se despediu de mais uma peça-chave da Escola Nunca Mais. O diretor Dort (Steve Buscemi), envolvido em seitas e crimes, acabou transformado em pedra e esmagado em cena trágica. Para os roteiristas, contudo, a morte definitiva foi consequência de suas próprias escolhas.
No término, de fato, Wandinha partiu em uma nova caçada ao lado do tio Chico (Fred Armisen) para tentar encontrar e salvar Enid, que está sozinha no meio da floresta, agora na forma de uma mulher-lobo. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br