O Paramount+ lança, no domingo (10), às 23h, o primeiro episódio da parte 2 da quinta temporada de Yellowstone. Novos capítulos entram no streaming da montanha semanalmente, até 15 de dezembro. Trata-se do final da série, isso de acordo com o status oficial. Porém, fortes rumores apontam para uma renovação de última hora, modificando a estrutura da franquia faroeste.
A parte 1 da quinta temporada foi exibida entre novembro de 2022 e janeiro de 2023. Então, tudo caminhava de forma suave para o desfecho, após a trama soltar a bomba que rachou o clã Dutton de vez, com Jamie Dutton (Wes Bentley) armando ciladas contra a irmã Beth Dutton (Kelly Reilly) e o próprio pai, John Dutton (Kevin Costner).
Só que uma onda de fatores, externos e internos, sacudiu os bastidores da série líder de audiência da TV americana. Inicialmente, equipe de produção e atores receberam o aviso de retomada dos trabalhos para março de 2023, a gravação da parte derradeira da quinta temporada. Mas em maio daquele ano veio o anúncio surpresa: foi decretado que o drama bang bang iria terminar na quinta temporada, sem o protagonista Kevin Costner. A data prevista de lançamento do término era novembro de 2023.
Ocorreu um desentendimento entre Costner e Taylor Sheridan, criador e showrunner de Yellowstone. Tudo girou em torno do cronograma de gravação da série. Informações deram conta de que o ator teria dificultado o planejamento da atração, somente aceitando passar uma semana gravando suas cenas da parte final da quinta temporada. Para fazer o primeiro volume da leva, foram gastos cerca de dois meses, por exemplo. O ator, via empresário, negou que esse teria sido o motivo do rompimento.
Fato é que Kevin Costner largou Yellowstone, em parte para se dedicar à tetralogia de filmes faroeste, chamada de Horizon, de autoria própria e com ele no papel principal. E Sheridan precisou achar uma solução para amarrar a história de Yellowstone apropriadamente sem seu personagem número 1, a espinha dorsal de toda a franquia.
A greve dupla em Hollywood, da atores e roteiristas, que paralisou a indústria de entretenimento americana durante seis meses do ano passado, atrasou a produção dos episódios restantes da série. Porém, pelo lado positivo, serviu para Sheridan se debruçar durante mais tempo na missão de concluir a história adequadamente, mesmo com o seu maior astro ausente.
Os spin-offs de Yellowstone
Chegou a ser ventilada a possibilidade de uma série derivada de Yellowstone, dando sequência à narrativa, com Matthew McConaughey de protagonista. Nesse caso, atores originais da história estariam presentes, como o trio Kelly Reilly, Cole Hauser (o Rip) e Luke Grimes (o Kayce). No final das contas, isso não se concretizou.
Oficialmente, vem aí a The Madison, spin-off de Yellowstone situado no presente e com gravações em andamento. Essa produção foi criada para contar uma história de luto e conexão humana sobre uma família de Nova York que deixa a cidade grande e aterrissa no vale do Rio Madison, que corta o Estado norte-americano de Montana, onde se passa boa parte das histórias da franquia Yellowstone.
O elenco de The Madison conta com nomes conhecidos da atuação: Michelle Pfeiffer (três indicações ao Oscar), Matthew Fox (ex-Lost) e Patrick J. Adams (ex-Suits).
Assim, o que seria o spin-off com Kelly, Hauser e cia. pode virar a sexta temporada de Yellowstone. Isso ainda não está confirmado.
Sim, parece confuso. Mas a atual situação de Yellowstone e suas séries filhotes ativas é a seguinte
RUMOR
6ª temporada de Yellowstone, com Kelly Reilly e Cole Hauser.
OFICIAL
The Madison, spin-off no presente, com gravações em andamento.
1923, segunda temporada em produção.
1944, em desenvolvimento.
6666, em desenvolvimento. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br