
Drama refinado da HBO, A Idade Dourada apresenta a dinâmica social de Nova York durante o final do século 19. Embora seja focada na alta sociedade, explorando duelos entre velhos e novos ricos, a trama também aborda questões envolvendo classes menos privilegiadas, de operários a serviçais.
O trunfo da série é dosar ficção, que tem altas doses de reviravoltas novelescas, com fatos marcantes e históricos da sociedade.
Entre as histórias reais retratadas em A Idade Dourada estão:
- A trajetória do jornalista T. Thomas Fortune, ex-escravo.
- Avanço da eletricidade
- Mulher arquiteta da ponte do Brooklyn
- Greve dos ferroviários
A parte da ficção é carregada pelo principal embate da narrativa, as famílias Russell e Van Rhijn. Elas nunca existiram na vida real, mas os roteiristas imprimem nelas ações e comportamentos vistos em famílias daquele tempo.
Essa rixa entre quem é herdeiro de fortunas e quem se torna rico durante a vida era intensa na época, atrito que não se perdeu com o tempo, perdurando até hoje. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br