
A atriz inglesa Erin Doherty, 32 anos, está em alta, brilhando em dois grandes streamings ao mesmo tempo. Na Netflix, ela interpreta a atenciosa psicóloga Briony Ariston, destaque no drama visceral Adolescência. Já no Disney+, seu papel é na trama de Mil Golpes vivendo a gângster Mary Carr, chefe de uma quadrilha formada só por mulheres.
Para quem acompanha essa jornada dupla da atriz, vale a pena conferir outra atração de qualidade, esta encabeçada por ela e disponível no Prime Video. Em 2022, Erin liderou a elogiada minissérie britânica Chloe (seis episódios), feita pela BBC em parceria com o Amazon Studios.
Toda a crítica especializada deu avaliação positiva para Chloe, em parte pela atuação cativante da protagonista. No site Metacritic, o drama emplacou a excelente nota 86 (de 100), enquanto no Rotten Tomatoes, o índice atingido foi de 94%.
A minissérie Chloe destrincha a vida solitária e nada fascinante de Becky Green (Erin), jovem de 20 e poucos anos de classe média. Sua rotina é oposta à desfrutada pela socialite Chloe Fairbourne (Poppy Gilbert); ambas foram amigas na infância. Resta a Becky apenas observar o glamour da colega distante pelas postagens nas redes sociais.
Becky é viciada em um aplicativo que lembra o Instagram. Do café da manhã à hora de dormir, ela não desgruda do aparelho celular. Chega ao ponto de atingir o limite de novas publicações a serem vistas no app.
Quando Chloe morre de repente, Becky assume outra identidade e se infiltra na vida dos amigos de Chloe para saber o motivo da tragédia. Assumindo a identidade de Sasha, ela descobre as faces conflitantes de Chloe, mas tropeça nas mentiras que elabora. Becky/Sasha vai descobrir a verdade antes de se perder por culpa do alter ego?
O drama Chloe oferece um exame preciso sobre o uso das redes sociais na atualidade, explorando questões como a obsessão pelo próximo, ainda mais quando se tem pouco e a inveja deseja muito. A narrativa acaba sendo um estudo didático do comportamento social contemporâneo, focando no perigo de comparar nossa vida com a dos outros.
Erin Doherty está no mundo da atuação desde 2016. Ela passou a chamar a atenção três anos depois, como integrante do elenco de apoio da série The Crown (Netflix), interpretando a versão jovem da princesa Anne, aparecendo em 15 episódios. Depois vieram, na sequência, os trabalhos em Chloe, Mil Golpes e Adolescência. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br