TRADUÇÃO

Entenda o significado de Outlander, título da nova série exibida na Band

Drama romântico de época estreia na TV aberta brasileira
DIVULGAÇÃO/STARZ
Pôster da primeira temporada de Outlander
Pôster da primeira temporada de Outlander

Estreia na Band, nesta segunda-feira (4), a série Outlander. O título do drama romântico de época, o mesmo da coleção de livros homônima na qual se baseia, pode soar estranho para alguns. E como não se optou pela tradução do nome, fica a dúvida sobre o seu significado, que além de ser mais simples do que aparenta é usado bastante na série (mas colado em outra palavra).

Na tradução direta do dicionário, Outlander significa estrangeiro ou forasteiro. O termo encaixa bem na trajetória da protagonista Claire (Caitríona Balfe), uma inglesa em terras escocesas.

No Brasil, os livros escritos por Diana Gabaldon (são nove volumes) estampam Outlander na capa, como título. Daí no subtítulo vem uma chamada em português, demarcando aquela respectiva história: A Viajante do Tempo (livro 1), A Libélula no Âmbar (2), O Resgate no Mar (3), assim por diante.

O título do primeiro episódio de Outlander, Sassenach, é outra palavra que significa estrangeiro/forasteiro. A origem dela, porém, é negativa, termo usado de forma depreciativa e especificamente para uma pessoa inglesa vista na Escócia, devido às tensões entre os dois povos. 

Com raiz no ancestral idioma gaélico escocês, Sassenach recebe outra carga ao ser usada por Jamie Fraser (Sam Heughan) ao chamar Claire. A palavra, então, ganha status afetuoso, carinhoso.

Conheça Outlander

A Band comprou as cinco primeiras temporadas de Outlander e vai exibi-las na sequência. Os episódios vão ao ar, por volta das 22h30, sempre às segundas, quartas, quintas e sextas, logo após o Perrengue do Dia.

A narrativa de Outlander segue uma aventura épica e amorosa pelo tempo e espaço. O ponto de partida é a história da enfermeira Claire (Caitriona), que reencontra seu marido, Frank Randall (Tobias Menzies), depois de ele voltar dos campos de batalha no fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. 

Na sua segunda lua de mel, ela anda através de um dos círculos de pedra antigos que permeiam as Ilhas Britânicas e é subitamente transportada para a Escócia de 1743, então dilacerada pela guerra e pelos violentos clãs das montanhas. 

Arremessada de volta no tempo por forças que ela desconhece, Claire se envolve em intrigas e contratempos quando é acusada de ser espiã.

Forçada pelas circunstâncias a se casar com Jamie Fraser (Heughan), jovem guerreiro escocês que foi banido das Terras Altas, a moça se apaixona e fica dividida em sua lealdade a dois homens de épocas muito diferentes, que representam um risco para sua vida e para o seu coração. A protagonista também cruza o caminho de Jack Randall (Tobias Menzies), um perigoso antepassado de seu marido que passa a persegui-la.

Produção da Sony Sony Pictures Television com a Left Bank Pictures (a mesma de The Crown), Outlander está disponível (completa) no streaming Star+.


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross