DIVULGAÇÃO/HBO
Kieran Culkin (à esq.), Jeremy Strong e Brian Cox na 4ª temporada de Succession
Nunca em 74 anos de Emmy uma série emplacou três nomes na categoria melhor ator de drama, isso em uma única edição. Tal tabu está prestes a quebrar. A não ser que ocorra um evento sísmico de grandes proporções, Succession vai conseguir concretizar o feito inédito neste ano, com indicações (quase) certas de Brian Cox, Jeremy Strong e Kieran Culkin.
Por aparecer pouco em cena na quarta temporada, em comparação com as três levas anteriores, Brian Cox poderia concorrer como ator coadjuvante. Mas, segundo o site Variety, a opção foi por continuar no grupo de protagonistas. O ator teve presença constante nos dois primeiros episódios; em outros dois apareceu quase como uma participação especial.
Cox foi indicado na categoria de protagonista pela segunda e terceira temporadas, assim como Jeremy Strong. Em 2020, Strong venceu a disputa. Já no ano passado, a estatueta ficou com Lee Jung-jae, de Round 6.
Nos anos anteriores, Kieran Culkin não formou o trio porque concorreu como coadjuvante; em 2022, perdeu a categoria para o colega de série Matthew Macfadyen. Pelo fato de ter ganho mais destaque na trama da quarta e última temporada, Culkin optou por se inscrever ao Emmy deste ano como protagonista.
Entre os três, Culkin é quem tem mais chances de ficar de fora dos seis indicados. Ele é azarão não por causa do seu trabalho em Succession, que é ótimo. O bicho pega nessa categoria em razão dos grandes nomes de olho nas vagas, tipo Paddy Considine (A Casa do Dragão), Diego Luna (Andor), Matthew Rhys (Perry Mason, vencedor em 2018 por The Americans), Harrison Ford (1923), Bob Odenkirk (Better Call Saul) e Kevin Costner (Yellowstone).
A votação feita pelos integrantes da Academia de Televisão americana, organizadora do Emmy, para a escolha dos indicados ocorre entre 15 e 26 de junho. Os indicados serão anunciados ao público em 12 de julho.
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br