Desgastada, Elite derrapou na largada de sua oitava e última temporada. Os episódios inéditos do drama teen/jovem adulto espanhol, nos três primeiros dias de disponibilidade na Netflix, registraram 2,4 milhões de visualizações em todo o mundo (de 26 a 28 de julho), um desempenho 20% pior do que a temporada anterior, que já vinha mal das pernas, nessa mesma métrica.
A performance de Elite não é um desastre por ser suficiente o bastante para colocá-la na quarta posição no ranking top 10 entre atrações de língua inglesa, lista da semana de 22 a 28 de julho. Mas é uma sombra do que foi em outrora, quando o ibope estourava. A quinta temporada (abril de 2022) chegou a liderar esse mesmo ranking, por exemplo. Depois disso, foi só ladeira abaixo.
Pegando a medição antiga da Netflix (horas assistidas), Elite perdeu, em pouco mais de dois anos, 70% desse ibope, indo de 51,4 milhões de horas assistidas para 15,3 milhões.
Elite terminou com um recorde histórico: é a série mais longeva da Netflix. Foi a primeira produção da gigante do streaming a atingir a marca de oito temporadas, deixando para trás as produções americanas Orange Is the New Black e Grace and Frankie, cada uma com sete.
A série espanhola perde na contagem de episódios, contudo. Cada leva teve oito capítulos, dando um total de 64, contra 94 de Grace and Frankie e 91 de Orange Is the New Black.
Produção com pegada jovem adulta que mistura suspense, erotismo, sexo e trama criminal, Elite trouxe no centro da história estudantes de Las Encinas, escola de ensino médio fictícia frequentada por alunos que nasceram em berço de ouro, crias da alta sociedade espanhola.
Nesse ambiente elitista, a narrativa explorou as relações de três estudantes da classe trabalhadora com seus colegas ricos. Após um evento trágico, o trio de alunos de uma escola pública foram matriculados no conceituado colégio, por meio de um programa de bolsas de estudo.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br