
Nova minissérie da Netflix, Dia Zero estreia na quinta-feira (20) com um time de atores para lá de estrelado. Juntando todos os integrantes do elenco principal e de apoio, são 37 indicações ao Emmy e ao Oscar, considerando apenas trabalhos de atuação. É uma reunião de talentos renomados incomum de ser vista e, só por isso, a atração vale a conferida.
Quem lidera essa equipe altamente prestigiada é Robert De Niro. Astro absoluto do cinema, ele tem aceitado trabalhos no mundo das séries recentemente, até topando atuar na comédia argentina O Faz Nada (2023), disponível no Disney+. De Niro tem em seu currículo oito indicações ao Oscar, com duas vitórias: O Poderoso Chefão 2, em 1975, e Touro Indomável, em 1981. No Emmy, concorreu duas vezes.
Completam a lista especial:
- Lizzy Caplan: duas indicações ao Emmy
- Jesse Plemons: uma indicação ao Oscar e três indicações ao Emmy
- Joan Allen: três indicações ao Oscar e duas indicações ao Emmy
- Connie Britton: cinco indicações ao Emmy
- Bill Camp: uma indicação ao Emmy
- Angela Bassett: duas indicações ao Oscar e cinco indicações ao Emmy
- Gaby Hoffmann: três indicações ao Emmy
Trama de Dia Zero
Drama político, Dia Zero faz a pergunta que não quer calar: como podemos encontrar a verdade num mundo em crise, que parece dilacerado por forças fora do nosso controle? E, numa era cheia de teorias da conspiração e armadilhas, será que essas forças são produtos das nossas próprias ações ou, quem sabe, até da nossa própria imaginação?
Eric Newman, showrunner de Narcos e produtor executivo de Bem-Vindos à Vizinhança, ambas atrações da gigante do streaming, está atrelado ao projeto também como showrunner. A direção de todos os seis episódios da minissérie foi de Lesli Linka Glatter (indicada oito vezes ao Emmy, por Homeland e Mad Men).
“Dia Zero é sobre as consequências de um ataque cibernético devastador que mata milhares de pessoas e ameaça levar uma nação que já estava à beira do precipício ao limite”, falou Newman sobre a minissérie, em entrevista à Netflix. Para ser preciso, como aponta a narrativa, 3.402 pessoas morreram em um único dia.
Os personagens
George Mullen (Robert De Niro) é um ex-presidente dos Estados Unidos extremamente popular, mas complicado, que saiu da aposentadoria para liderar a Comissão Dia Zero, um grupo sem precedentes de especialistas encarregados de investigar um devastador ataque cibernético global.
Evelyn Mitchell (Angela Bassett) é a atual presidente dos EUA, brilhante e perspicaz no tabuleiro da política. Mitchell é quem chama Mullen para assumir um papel inédito na história americana.
Roger Carlson (Jesse Plemons) trabalhou como antigo assessor de Mullen e agora quebra o galho como um fixer, aquela pessoa encarregada de fazer problemas desaparecerem. Confiável, ele retorna aos holofotes do cenário político acompanhando o ex-presidente.
Alexandra Mullen (Lizzy Caplan) é uma jovem deputada federal por Nova York que trabalhou duro para se distanciar do legado político de seu pai, o ex-presidente, e se estabelecer por conta própria.
Valerie Whitesell (Connie Britton) também fazia parte da equipe presidencial de Mullen, na função de chefe de gabinete. Ela é escalada para supervisionar o novo papel de Mullen.
Sheila Mullen (Joan Allen), ex-primeira-dama e indicada para a corte federal. Elegante e sempre equilibrada, Sheila é uma esposa e mãe presente. Solidária e com fortes ambições profissionais próprias, ela não se deixa enganar.
Richard Dreyer (Matthew Modine) é um político profissional, destaque no Congresso americano. Por essas e outras, ele é habilidoso na hora de resolver conflitos.
Jeremy Lasch (Bill Camp) é diretor da CIA, a central de inteligência americana. Ele age como se soubesse o segredo de todos, podendo ser o inimigo (ou amigo) mais valioso de Mullen.
Monica Kidder (Gaby Hoffmann) é uma bilionária controversa do Vale do Silício cuja visão brilhante e domínio tecnológico têm o poder de ajudar ou atrapalhar a investigação de Mullen.
Evan Green (Dan Stevens) apresenta um programa político que faz sucesso na TV, demonstrando carisma sem deixar de ser calculista e polarizante. Ele se torna um espinho no caminho de George Mullen, fazendo a vez de seu maior crítico e principal antagonista público.
Carl Otieno (McKinley Belcher 3º) é um advogado sagaz do Departamento de Justiça que atua como investigador principal da Comissão Dia Zero.
Robert Lyndon (Clark Gregg) é um pirata do mundo corporativo, provocador e bilionário, que domina as artes obscuras da manipulação política.
Natan (Mark Ivanir) é um agente especializado em questões de espionagem e confidente de Mullen, isso em uma era na qual inteligência e confiança ainda são importantes.

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br