
Série mais vista na Netflix, entre atrações de língua não inglesa, o drama espanhol Duas Covas conquistou fãs do mundo inteiro: top 10 em 80 países, líder de audiência em 14. A história curtinha, contada em três episódios, termina com uma quantidade enorme de histórias em aberto, indicando uma possível segunda temporada.
Mas, oficialmente, isso não vai acontecer. Duas Covas foi concebida como uma minissérie, com trama narrada completa e sem continuação, tendo início, meio e fim em si. Os desfechos sem respostas (fuga, morte…) foram opções do criador para justamente deixar o espectador em dúvida e provocar reflexões, mantendo a série viva mesmo após o ponto-final.
A única esperança do público de ver uma segunda temporada de Duas Covas é se os números de audiência continuarem nas alturas e o criador, Agustín Martínez, autor e roteirista premiado na Espanha, criar uma nova história para dar sequência.
Do outro lado do oceano, nos Estados Unidos, são vários os exemplos de dramas tratados como minisséries e que receberam encomenda de uma segunda temporada depois de fazer muito sucesso com o público. Casos de Big Little Lies, Treta, The White Lotus, entre algumas outras produções.
Sobre o que é Duas Covas
Duas Covas começa a narrativa dois anos após o desaparecimento de Verónica e Marta, duas jovens de 16 anos; a investigação foi declarada encerrada por falta de provas e suspeitos.
Sem ter nada a perder, a avó de uma delas, Isabel (Kiti Mánver), resolve ela mesma investigar o caso. Isabel fará o que for preciso para descobrir a verdade sobre o que aconteceu naquela fatídica noite, transformando o que começou como a busca por um culpado em uma história de vingança.
Álvaro Morte (ex-La Casa de Papel) aparece na pele do criminoso Rafael, que une forças com Isabel nessa jornada; ele também procura resolver o caso para saber quem é responsável pela morte de sua filha.
“Duas Covas é uma história de vingança protagonizada por uma figura pouco comum na ficção: uma avó disposta a tudo para buscar justiça pela perda da neta, personagem que só poderia ganhar espaço em uma plataforma como a Netflix”, disse Agustín Martínez, em nota. “É um thriller carregado de emoção e reviravoltas inesperadas”. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br