GUIA

Doctor Who para iniciantes: conheça os fundamentos da série lendária

Novos episódios da ficção científica estão disponíveis no Disney+
DIVULGAÇÃO/DISNEY
Ncuti Gatwa com Millie Gibson em Doctor Who
Ncuti Gatwa com Millie Gibson em Doctor Who

Exibida pela primeira vez em 1963, a série Doctor Who ganhou uma nova roupagem na mais recente temporada, com a Disney firmando parceria de produção com a rede britânica BBC. A primeira leva dessa fase, ou a 14ª da chamada Era Revivida (pós-2005), tem episódios semanais lançados no Disney+ toda sexta-feira, às 20h (até a conclusão, em 21 de junho).

Essa é uma boa oportunidade de se familiarizar com a icônica ficção científica. A própria Disney preparou um guia introdutório para quem nunca assistiu Doctor Who e está interessado em acompanhar a nova temporada, protagonizada por Ncuti Gatwa (o Eric de Sex Education). Não precisa ver todas as temporadas anteriores para entender o que está acontecendo, fique tranquilo.

Quem é Doctor Who?

O Doutor é um alienígena viajante do tempo originado do planeta Gallifrey, terra natal dos Senhores do Tempo. Ele pertence à raça Lorde do Tempo e tem o dom de manipular o espaço-tempo e possui grandes habilidades em diferentes áreas do conhecimento. 

Seu nome verdadeiro é uma incógnita para todos, pois ele dificilmente o revela e sempre se apresenta como Doutor, sendo questionado muitas vezes sobre quem ele está se referindo.

Um Doutor ou vários?

Uma das marcas registradas de Doctor Who é a variação de Doutor(es) ao longo das temporadas. Ou seja, não há somente um ator que interpreta o personagem. Até o momento, a série já contou com 15 protagonistas.

Em 1963, quando a série estreou, quem viveu o primeiro Doutor foi William Hartnell. Na época, entretanto, o ator ficou doente e teve que ser substituído, caso contrário, a trama teria de ser interrompida. Para justificar a mudança, o roteiro de Doctor Who teve que ser modificado, e o personagem recebeu a habilidade de se regenerar ao primeiro sinal de morte inerente. Desta forma, ele nunca morreria, somente trocaria de corpo.

O ator Ncuti Gatwa é quem dá vida ao 15º Doutor. Essa variação surgiu após a bi-regeneração com o 14º, durante um confronto entre ele e Toymaker, um dos vilões da história. Essa cena introduz Gatwa ao whouniverso.

Gatwa é a primeira pessoa preta a interpretar o Doutor. Ele assumiu o posto em 2023 substituindo Jodie Whittaker, por sua vez a primeira mulher na função de protagonista de Doctor Who. Nomes como Matt Smith (The Crown, A Casa do Dragão) e David Tennant (Good Omens, Jessica Jones), são alguns dos atores famosos que deram vida ao Doutor.

A cabine Tardis em pôster da nova Doctor Who
A cabine Tardis em pôster da nova Doctor Who

A cabine Tardis

Todo viajante do tempo tem sua máquina que costuma se assemelhar a uma nave espacial; em Doctor Who não seria diferente. Porém, ao contrário das naves comuns, a do Doutor é uma espécie de cabine policial britânica do século 20, conhecida como Tardis.

Teoricamente, ela foi programada para se disfarçar em qualquer ambiente que pousar, porém, seu mecanismo de disfarce sofreu um dano e não foi mais possível mudar seu formato. Com isso, independente da época para qual o Doutor viajar, a espaçonave sempre terá a mesma aparência; o que é, inclusive, uma das marcas registradas da série.

Companheiras de viagem

Outra característica muito marcante de Doctor Who é que o Doutor nunca está sozinho durante suas viagens no tempo. Ele sempre está acompanhado por um humano em suas aventuras. Nessa temporada, a parceira dele é Ruby Sunday, interpretada pela atriz Millie Gibson.

A trama da nova temporada

O Doutor e sua companheira Ruby viajam através do espaço e tempo, vivendo jornadas que vão da Era da Regência, na Inglaterra, a mundos futuristas destruídos por guerras. Ao longo dessas aventuras na Tardis, eles encontram amigos incríveis e adversários perigosos, inclusive um bicho-papão terrível e o inimigo mais poderoso que o Doutor já enfrentou.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross