REPRODUÇÃO
Memorial de Jean Charles na estação de metrô Stockwell, em Londres
A divisão europeia do Disney+ encomendou série sobre Jean Charles de Menezes, brasileiro que aos 27 anos, em 22 de julho de 2005, foi confundido com terrorista por policiais da Scotland Yard e acabou sendo executado com sete tiros em uma estação de metrô da capital da Inglaterra. A produção, cujas gravações começam neste ano, terá a participação de familiares de Jean como consultores.
O roteirista Jeff Pope foi escalado como showrunner de Suspect: The Shooting of Jean Charles de Menezes (Suspeito: O Fuzilamento de Jean Charles de Menezes, em tradução livre), nome dado à série. Paul Andrew Williams fica com a direção, e Kwadjo Dajan na produção. Os três profissionais são vencedores do Bafta, a maior premiação do cinema e da TV britânica.
A trama terá início imediatamente após os atentados de 7 de julho de 2005, em Londres (várias bombas foram detonadas no metrô da cidade, ferindo e matando dezenas de pessoas). A Scotland Yard, a polícia metropolitana de Londres, montou um grupo para capturar os terroristas por trás desses ataques. Inocente, Jean foi vítima da caçada, confundido com um suspeito.
A morte do brasileiro é vista como uma dos maiores fracassos de toda a história da Scotland Yard, gerando grave crise diplomática. Até hoje, ninguém foi condenado individualmente pela morte. O máximo de punição foi uma multa paga pela polícia local, por violar leis de saúde e segurança.
Em 2009, foi lançado um filme baseado neste caso, chamado de Jean Charles; o eletricista brasileiro foi interpretado por Selton Mello. O longa está disponível no Globoplay.
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br