PRODUÇÃO EUROPEIA

Disney+ encomenda série sobre Jean Charles, brasileiro executado em Londres

Atração tem por trás das câmeras vencedores do Bafta, maior premiação britânica
REPRODUÇÃO
Memorial de Jean Charles na estação de metrô Stockwell, em Londres
Memorial de Jean Charles na estação de metrô Stockwell, em Londres

A divisão europeia do Disney+ encomendou série sobre Jean Charles de Menezes, brasileiro que aos 27 anos, em 22 de julho de 2005, foi confundido com terrorista por policiais da Scotland Yard e acabou sendo executado com sete tiros em uma estação de metrô da capital da Inglaterra. A produção, cujas gravações começam neste ano, terá a participação de familiares de Jean como consultores.

O roteirista Jeff Pope foi escalado como showrunner de Suspect: The Shooting of Jean Charles de Menezes (Suspeito: O Fuzilamento de Jean Charles de Menezes, em tradução livre), nome dado à série. Paul Andrew Williams fica com a direção, e Kwadjo Dajan na produção. Os três profissionais são vencedores do Bafta, a maior premiação do cinema e da TV britânica.

A trama terá início imediatamente após os atentados de 7 de julho de 2005, em Londres (várias bombas foram detonadas no metrô da cidade, ferindo e matando dezenas de pessoas). A Scotland Yard, a polícia metropolitana de Londres, montou um grupo para capturar os terroristas por trás desses ataques. Inocente, Jean foi vítima da caçada, confundido com um suspeito.

A morte do brasileiro é vista como uma dos maiores fracassos de toda a história da Scotland Yard, gerando grave crise diplomática. Até hoje, ninguém foi condenado individualmente pela morte. O máximo de punição foi uma multa paga pela polícia local, por violar leis de saúde e segurança.

Em 2009, foi lançado um filme baseado neste caso, chamado de Jean Charles; o eletricista brasileiro foi interpretado por Selton Mello. O longa está disponível no Globoplay.


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross