
Brilhando em Refém, uma das séries mais vistas na Netflix em agosto, Suranne Jones é uma atriz inglesa na ativa desde 1996 e dona de um extenso currículo. Revelada em Coronation Street, uma das novelas mais importantes da TV mundial, ela acumulou trabalhos marcantes, sendo um deles feito pela HBO, interpretando aquela que é considerada a “primeira lésbica da modernidade.”
Disponível no streaming HBO Max, Gentleman Jack narra a história real de Anne Lister (1791–1840), proprietária de terras e industrialista que revolucionou a sociedade inglesa nos anos 1800.
Na série, assim que assume a propriedade Shibden Hall, herança de um tio, Anne passa a reformar o lugar e descobre que os irmãos Rawson, seus vizinhos, estão roubando carvão das jazidas sob suas terras e decide reabrir a mina da propriedade, fechada há muito tempo.
Ao mesmo tempo, ela começa a viver um romance potencialmente perigoso com Ann Walker, a rica dona da propriedade de Crow Nest, tudo registrado por Anne em um diário escrito em código.
Rica e independente, Anne Lister se destacava por seu comportamento nada convencional: vestia-se sempre de preto, rejeitando os adornos femininos da época. O que poucos sabiam, entretanto, é que sua vida amorosa era marcada por intensos relacionamentos com mulheres, segredo cuidadosamente guardado durante décadas.
Ao longo de sua vida, registrou mais de quatro milhões de palavras, num material de valor inestimável para compreender não apenas sua intimidade, mas também a sociedade de seu tempo. Ela começou a escrever aos 15 anos, hábito que manteve até a morte prematura, aos 49, após uma picada de inseto durante uma viagem à Rússia.
Uma parte significativa desses escritos estava protegida por um sistema próprio de códigos. Baseado em símbolos algébricos e no alfabeto grego, o método escondia descrições explícitas de suas experiências amorosas. Convencida de que ninguém jamais conseguiria decifrar sua escrita secreta, ela preservava assim o relato de seus encontros mais intensos.
O enigma, no entanto, foi resolvido no fim do século XIX, quando John Lister, descendente da família, conseguiu decodificar o material.
Assim que o público conheceu os tais escritos, a personalidade e vida Anne deixaram de ser um segredo escondido nas páginas cifradas. Ela virou um ícone histórico e cultural.
A série Gentleman Jack usa como base os relatos dos diários de Anne. O drama teve 16 episódios, espalhados em duas temporadas. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br