A comédia Atlanta terminou na quinta-feira (10), nos Estados Unidos, com o último episódio da quarta temporada. Detentora de vários prêmios históricos e importantes, a comédia concluiu a jornada totalmente aclamada, rotulada como uma obra de arte da TV. Pena que o público brasileiro não teve a oportunidade de acompanhar a série com o mínimo de normalidade, pois a atração não recebeu tratamento digno por onde passou.
Distribuída pela 20th Television, produtora que então pertencia à Fox, Atlanta estreou em território americano em 2016. No Brasil, a comédia chegou no mesmo dia, 6 de setembro, no extinto canal paga Fox 1 (depois virou Fox Premium), que foi lançado naquele ano com a promessa de trazer ao público brasileiro séries do grupo Fox simultaneamente com os EUA.
Mas havia muitos problemas. Primeiro que o acesso ao Fox 1 era muito restrito, disponível em algumas operadoras de TV paga, somente. O canal era vendido como premium, então o assinante precisava desembolsar um valor mensal a mais (R$ 24,90) para ter acesso. E as exibições eram em horários ingratos, com os episódios inéditos indo ao ar na madrugada.
A temporada inicial de Atlanta passou despercebida por aqui. Enquanto isso, nos EUA, a comédia já estava sendo consagrada como uma produção rara e da mais pura qualidade. Chamou a atenção como a trama, sobre primos que tentam ocupar espaço na indústria musical do rap, abordou temas raciais, sociais e familiares de forma inteligente, misturando drama com um humor refinado e surpreendente.
Atlanta ganhou o Globo de Ouro de melhor comédia pela primeira temporada. No Emmy, Donald Glover, protagonista e criador da série, levou as estatuetas de melhor ator e melhor diretor (a primeira vitória nesta categoria de um homem preto em toda a história da premiação).
A Fox nada fez para facilitar o acesso à Atlanta. Não à toa, a comédia só entrou mesmo na boca do povo brasileiro em outubro de 2017, quando a primeira temporada foi lançada pela Netflix. Aí sim o público conseguiu ver a série com dignidade e notar que, de fato, tratava-se de uma produção acima da média.
Mesmo com o hype nas alturas, a Fox fez o favor de manter a estratégia de “prender” Atlanta no infame canal à la carte, agora rebatizado de Fox Premium. Em setembro de 2018, com um dia de atraso em relação aos EUA, estreou a segunda temporada. Novamente, ninguém viu a série por lá. Todo mundo aguardou a leva de episódios entrar no catálogo da gigante do streaming.
Cadê a 3ª temporada de Atlanta?
Com a venda da 20th Television para a Disney e após uma radical reestruturação, a distribuição de Atlanta passou a ser feita pela Disney-ABC Television. A expectativa para o fã da série melhorou, pois a comédia poderia chegar simultaneamente, ou com um intervalo pequeno, no streaming Star+, do grupo Disney.
Não foi bem assim. E, ainda por cima, um erro grave aconteceu. Nos EUA, a terceira temporada estreou em março deste ano. O Star+ anunciou que a leva iria chegar na plataforma em 24 de agosto, cinco meses depois. Contudo, apesar de ter divulgado a data em todos os canais de comunicação possíveis, o Star+ simplesmente não soltou a série conforme prometido. Além disso, todas as postagens e textos que informavam a estreia em 24 de agosto foram apagados da internet.
Assim, o fã de Atlanta ficou no vácuo total, pois o streaming não deu nenhuma resposta sobre esse problema. Não se sabe quando a terceira e quarta temporadas vão ser lançadas no Star+.
Obra de arte esnobada
Sem dúvida, Atlanta merecia um cuidado muito melhor no Brasil, digno das atrações mais importantes da TV. A série alcançou um patamar único, elogiada por dissecar temas densos e pela qualidade da produção. Lembrando que a atração é uma comédia. Geralmente, são os dramas os mais ovacionados quando se discute atrações encorpadas.
Atlanta foi o suprassumo de como abordar tópicos relevantes e sensíveis sem apelar para o sensacionalismo e nem pender ao debate raso. De tabela, entregou episódios tecnicamente perfeitos, da direção ao roteiro. A fotografia, por exemplo, ganhou duas estatuetas no Emmy.
É realmente lamentável que um projeto desse tamanho tenha sofrido tanto em uma era na qual deveria haver facilidade de acesso a todo tipo de série.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br
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