Assinada pelo roteirista Leonardo Padrón, criador de Coração Marcado, a série mexicana Depois do Acidente estreou em alta na Netflix. Lançado na última quarta-feira (21), o drama cravou o terceiro lugar no top 10 diário no Brasil nas primeiras 24 horas de disponibilidade na plataforma, atrás apenas de Emily em Paris e da líder De Volta aos 15. A nova atração latina narra uma tragédia ocorrida durante um aniversário infantil.
Depois do Acidente é uma história real? Não, é a resposta certa. Também não é baseada em um livro. Mas Leonardo Padrón usou como inspiração vários acontecimentos verídicos para formar a trama de sua atração, que envolve quatro famílias e explora conceitos centrais da condição humana, como culpa, dor, perda e desejo de vingança.
O showrunner falou sobre isso, e deu mais detalhes da narrativa de Depois do Acidente, em entrevista ao site venezuelano El Estímulo:
“[A série] é uma soma de várias histórias verdadeiras. O acidente que serve de estopim ocorre em várias partes do mundo com uma frequência que surpreenderia qualquer um. No meio de uma festa infantil, uma rajada de vento levanta um castelo inflável e causa uma tragédia. Um acidente? Se você pensar bem, por trás de cada acidente existe um motivo e, muitas vezes, um culpado. E nesta história existe. Aqui todos se tornam suspeitos de terem causado aquele ‘acidente’.”
A trama de Depois do Acidente
Na essência, a série mexicana é a história de pessoas comuns que vivenciam uma catástrofe extraordinária. Quando o pior cenário possível atinge uma comunidade pequena e unida, pais ficam se perguntando se o que ocorreu foi realmente um acidente ou se alguém que eles conhecem é o culpado. À medida que cada família tenta entender o que aconteceu, seus relacionamentos são testados e segredos vêm à tona.
A detetive Daniela (Ana Claudia Talancón) e o advogado Emiliano (Sebastián Martínez) formam um casal abastado. Eles organizam uma festa de aniversário para seu filho pequeno, Rodrigo, e tudo parece estar indo bem. Rodrigo e seus amigos estão brincando, os pais presentes estão se conhecendo um pouco melhor e o clima está quase perfeito.
Isso até o vento inesperadamente aumentar e resultar em um acidente horrível que mata três crianças. Os pais, enquanto lidam com as consequências, jogam a culpa em si e nos outros:
- Emiliano estava em uma ligação de negócios quando aconteceu; ele teria sido negligente?
- O governante de sua família, Moncho (Silverio Palacios), estava roubando álcool durante a festa; ele poderia ter causado isso?
- E a mulher de Moncho e empregada da família, Yolanda (Shaní Lozano), sempre foi ressentida com seus patrões… mas por quê?
Enquanto o caso abala a comunidade, todos lutam para descobrir quem realmente é o culpado.
“Depois do Acidente é um drama familiar que termina nas arenas do suspense”, comentou Padrón. “A história é construída sob a premissa de que a vida pode mudar em um segundo: um ataque cardíaco, a notícia de uma doença terminal, a descoberta do adultério, ganhar na loteria ou um acidente. O que acontece quando ocorre um acidente que muda a vida não de uma pessoa, mas de quatro famílias, num instante?”
“O que acontece se você descobrir que o acidente não é um acidente?”, continuou. “É aí que começa a verdadeira história: quando os personagens, ainda tentando lidar com a dor do ocorrido, percebem que nem tudo é o que parece ser, e começa uma busca frenética pela verdade dos fatos. Ocorre então a fusão dos dois gêneros narrativos: drama e suspense.”
“Com diferentes personagens, exploro algumas questões: como superar a dor, como domá-la, como aprender a conviver com ela? Há uma frase do escritor Andrew Davidson que para mim define o espírito da série: ‘Somos mais do que nossas cicatrizes’.” •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz. email: contato@diariodeseries.com.br