
Seguindo no resgate de produções clássicas da Globo, o streaming Globoplay lança, na segunda-feira (3), a minissérie Delegacia de Mulheres (1990) como parte da programação que celebra o “Mês da Mulher” na plataforma. Composta de 17 episódios, a narrativa apresenta a rotina de uma delegacia voltada exclusivamente à mulher, desenvolvida sob o tom de suspense e humor.
Em Delegacia de Mulheres, a detetive Belinha (Mayara Magri) enfrenta o seu primeiro dia de trabalho e, mesmo com toda a sua fragilidade, consegue surpreender a todos, entre elas, a experiente delegada Celeste (Eloísa Mafalda).
A equipe da delegacia conta também com:
- A detetive linha-dura Marineide (Lúcia Veríssimo)
- Rute Baiana (Susana Vieira), que atende às primeiras ocorrências
- A desastrada Rosiclair (Cininha de Paula)
- A escrivã Adelaide (Zilda Cardoso)
- A assistente social Paula Pinto (Stela Miranda)
Cada uma das personagens simboliza um atributo feminino: sabedoria, beleza, força, eficiência, esforço, intuição, ilusão e senso de realidade.
As ocorrências, como agressões e estupros, assim como casos engraçados, como o de um homem que insiste em dar queixa dos maus-tratos da esposa, são algumas das histórias relatadas por uma radialista (Cissa Guimarães) no programa Mulher de Plantão.
Na Globo, Delegacia de Mulheres foi exibida entre março e julho de 1990, às 21h30.
Detalhes da produção de Delegacia de Mulheres
A autora Maria Carmem Barbosa não queria apenas retratar coisas que saíam de um relatório de ocorrências policiais, mas explorar a rotina das mulheres que trabalham em uma delegacia: como elas são, como se comportam, como reagem aos casos e como se relacionam entre si.
Na gravação dos episódios, foi usada uma steady cam, espécie de colete com braço hidráulico que suporta a câmera, permitindo a produção de imagens estáveis, mesmo quando o cinegrafista anda, corre ou se movimenta em várias direções. O equipamento simula o olhar de uma pessoa, registrando todos os ângulos e dinamizando a trama.
Delegacia de Mulheres surgiu a partir do piloto Em Defesa da Honra, exibido em 28 de dezembro de 1989. Pesquisadora de texto para a minissérie, Schuma Schumaher, uma das fundadoras do SOS Mulher, fez um levantamento sobre o funcionamento de uma delegacia feminina, oferecendo aos autores detalhes dos principais tipos de ocorrências e dos comportamentos de detetives e delegadas. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br