MÃE DE VERDADE

De O Urso a Friends: quando gravidez real é incorporada nas séries

Confira algumas atrações que exploraram gestações de atrizes
REPRODUÇÃO/HULU
Abby Elliott na 2ª temporada de O Urso
Abby Elliott na 2ª temporada de O Urso

Na segunda temporada de O Urso, disponível no Star+, Natalie “Sugar” Berzatto está grávida. E não é aquela barriga falsa tipo Grávida de Taubaté. Intérprete da personagem, a atriz Abby Elliott estava grávida de verdade durante as gravações dos novos episódios. Essa absorção é comum no mundo das séries, vista em produções como Friends e How I Met Your Mother.

Tem algumas atrações que tentam esconder a barriga da atriz caso optem pelo caminho contrário. Isso, porém, só funciona quando a gestação está nos primeiros meses. Aí dá para disfarçar com roupas grandes, colocando a personagem sempre atrás de algum objeto, câmera focando somente no rosto… Tem de ter criatividade.

O mais fácil é a adaptação mesmo. A gravidez de Abby beirava a 33ª semana quando fez a segunda temporada de O Urso. Dentro da trama, lá pelo quarto episódio, a novidade é enxertada na história, de forma explícita. 

E acabou funcionando muito bem, com a gravidez sendo abordada de tempo em tempo com ternura -e por que não tensão-, seja com o irmão Carmy, chef interpretado por Jeremy Allen White, ou com a mãe, Donna (Jamie Lee Curtis), que descobriu que vai ser avó de forma indireta, pela boca do genro.

Abby Elliott deu à luz William ‘Billy’, em junho, seu segundo filho com o marido Bill Kennedy, roteirista com quem é casado desde 2016. Eles também têm uma filha, Edith.

Lisa Kudrow (deitada) gravou vários episódios de Friends durante gestação
Lisa Kudrow (deitada) gravou vários episódios de Friends durante gestação

Gravidez em Friends, How I Met Your Mother…

Na lista das gestações mais bizarras das séries, a de Phoebe Buffay está no topo. A personagem de Lisa Kudrow em Friends (quarta temporada) simplesmente topou ser barriga de aluguel do irmão. E, para sua surpresa, ficou grávida de trigêmeos. Na vida real, Lisa estava grávida de um bebê só, Julian, seu único filho com Michel Stern (são casados desde 1995).

Durante as nove temporadas de How I Met Your Mother, de 2005 a 2014, Alyson Hannigan (a Lily) ficou grávida duas vezes. Mas só uma gestação foi inserida na trama. Na que foi escondida, a personagem simplesmente desapareceu de vários episódios (licença maternidade). Na outra, no curso da sétima leva, Lily ficou grávida, fruto do relacionamento com Marshall (Jason Segel).

Em The Office, o casal Jim (John Krasinski) e Pam (Jenna Fischer) tiveram dois filhos. Na sexta temporada, nasceu Cecelia. E na oitava veio Phillip, cuja gestação fictícia coincidiu com a real de Jenna. Foi uma coincidência mesmo, pois os roteiristas tinham planejado um segundo filho para Pam anos antes. A gravidez da atriz só facilitou o enredo e a produção.

Exemplos de sitcoms agregando gestações de atrizes não faltam. Isso ocorreu também em Superstore (com America Ferrera) e Brooklyn Nine-Nine (com Melissa Fumero), para citar apenas alguns exemplos.

Entre os dramas, um caso bem famoso e rico em curiosidades é o de Caterina Scorsone. Isso porque foram nada menos do que duas gestações adaptadas em séries, uma em Private Practice e outra em Grey’s Anatomy. A atriz teve outra gravidez real entre ambas, mas esta não foi inserida na ficção.

A primeira, no filhote de Grey’s Anatomy, foi bastante tensa. Sua personagem, Amelia, passou apuros durante a quinta temporada. Por causa de diversas complicações, seu bebê nasceu sem cérebro e morreu logo após o parto. Na vida real deu tudo certo, com o nascimento da primeira de suas três filhas.

Caterina esteve grávida durante a 13ª temporada de Grey’s Anatomy, mas essa foi ignorada na jornada de Amelia. Já na 16ª leva, a neurocirurgiã ficou gestante de surpresa, após um lance tipo romance com Link (Chris Carmack). A história trágica de Private Practice não se repetiu, e a médica deu à luz Scout. Caterina teve sua terceira filha, batizada de Lucinda; as outras são Eliza e Paloma.


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross