DIVULGAÇÃO/ABC
Bastidores de Uma Mente Excepcional
É de conhecimento geral que os Estados Unidos são o maior produtor de séries em todo o mundo. O mais recente estudo sobre o mercado de TV global apresenta números concretos que ajudam a melhor compreender o poderio de Hollywood. Em 2024, de cada 100 séries produzidas ao redor do globo, 66 foram americanas, de longe o principal polo da indústria televisiva.
O levantamento, divulgado pelo site Variety, coloca os EUA como líderes na produção e exportação de séries, com 65,9% de participação no mercado. Na distante segunda colocação, aparece o Reino Unido (9,9%). A França está na cola de seu país rival (7,3%).
Embora Hollywood seja merecedora de diversas críticas, quando se trata da qualidade de algumas atrações geradas ali, é inegável o domínio que a indústria de entretenimento americana tem sobre as demais. E é de suma importância para a economia local, tratada em condição de igualdade com os tradicionais ramos que movem o país, como o automobilístico e o imobiliário.
Assim, quando o assunto é exportação, os compradores sentem mais segurança ao adquirir séries americanas por causa do know how já estabelecido. É um mercado confiável.
Vale registrar que, apesar disso tudo, Hollywood cada vez mais faz menos atrações originais. São muitos remakes e adaptações de produções estrangeiras. Só na temporada 2024-2025, a TV aberta americana lançou dois dramas baseados em séries europeias:
- Doc (Fox), drama médico inspirado na produção italiana Doc – Uma Nova Vida
- Uma Mente Excepcional, drama policial inspirado na produção francesa Morgana – A Detetive Genial
A França, aliás, colhe os louros da vitória pelo título de principal exportadora/produtora de séries de língua não inglesa, feito que, realmente, merece o destaque. No ano passado, quase 300 séries foram exibidas na TV da França (sinal aberto, canal pago ou streaming). Muitas dessas chegam ao Brasil, como a própria Morgana – A Detetive Genial, exibida pelo canal Lifetime. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br