DIVULGAÇÃO/PRIME VIDEO
Marco Pigossi em cena da série Gen V
O pôster padrão de Gen V traz estampada a data de estreia da série no Prime Video: 29 de setembro. Esse é o dia registrado como o lançamento do spin-off de The Boys, conforme consta até mesmo em comunicados oficiais em português da plataforma. Mas… por que a série estreia, no Brasil, um dia antes?
Sim, Gen V estreia no território brasileiro na quinta-feira (28), disponível no catálogo do Prime Video a partir das 21h. Isso acontece com (quase) todas as produções originais do streaming, pois o marco zero dos lançamentos é o chamado fuso de Greenwich (ou GMT). O start de uma atração no Prime Video é dado à 0h no GMT.
Esse GMT é o marco zero de longitude das faixas mundiais de fuso horário; o meridiano corta a Terra de norte a sul, passando pelo distrito de Greenwich, em Londres. Assim, o GMT é o ponto de partida para os 24 fusos ao redor do mundo, basicamente alterando a cada 15°, a leste ou oeste.
O horário de Brasília está três fusos atrás do GMT, sendo assim GMT -3. Por isso Gen V entra no Prime Video às 21h.
Há uma diferença do streaming da Amazon em comparação com a Netflix. O marco zero da gigante do streaming é o horário do pacífico, que cobre o litoral oeste dos Estados Unidos.
O horário de Brasília está cinco horas à frente desse fuso (quatro quando tem horário de verão por lá). Assim o botão do start, na maioria das séries, é acionado à 0h, com elas ficando disponíveis aos brasileiros em plena madrugada, 5 ou 4 da manhã.
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br