DIVULGAÇÃO/NETFLIX
Maitreyi Ramakrishnan na 3ª temporada de Eu Nunca...
O estúdio de dublagem UniDub, em parceria com a Universal Pictures, abriu um curso gratuito para formar dubladores. A iniciativa tem como objetivo dar oportunidade para atores de grupos pouco representados no mercado (pretos, indígenas e pessoas da comunidade LGBTQIA+). As vagas são limitadas e destinadas a quem tem o DRT, certificado de registro profissional.
Quem estiver interessado pode preencher o formulário de inscrição (clique aqui) e esperar o retorno, pois haverá um processo seletivo. O curso começa neste mês de novembro e vai até fevereiro do ano que vem, realizado na cidade de São Paulo. Os selecionados vão receber uma ajuda de custo para o transporte e alimentação durante o período de formação.
Esse projeto é uma boa empreitada para o mercado, porta aberta que visa melhorar a inclusão e representatividade na dublagem brasileira, dando espaço a atores pretos, indígenas e pessoas da comunidade LGBTQIA+ que queriam embarcar nessa jornada tão rica e popular. Lembrando que, disparado, a dublagem é a preferência nacional ante a legenda, tanto nos filmes quanto nas séries.
No ato da inscrição, o ator ou atriz precisa enviar dois arquivos de voz (samples) para análise, um “flat” e outro mais interpretado. A recomendação é que pode ser uma voz caricata, mas sem imitar personagens. A escolha do texto é livre.
Fundado por Wendel Bezerra, famoso dublador e diretor, o UniDub está por trás de dublagens de várias séries de peso da atualidade, principalmente da Netflix. Recentemente, o estúdio fez os trabalhos de Young Royals (segunda temporada) e Eu Nunca… (terceira); esta última uma produção da Universal.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br