
Na segunda-feira (31), a partir das 21h30, o canal Universal exibe o mais novo crossover da franquia Chicago, o primeiro em cinco anos, batizado de Nas Trincheiras. A narrativa é sobre uma explosão de gás de grandes proporções que não só ameaça a estrutura de um prédio governamental, mas também atinge um túnel de metrô da cidade.
Tudo começa com Chicago Fire. Depois, por volta das 22h20, entra o episódio de Chicago Med. A conclusão fica com Chicago P.D., às 23h10. Na terça-feira (1º), o crossover inteiro estará disponível no streaming Universal+.
Andrea Newman, showrunner de Fire, falou sobre como foi voltar a unir as tramas das séries irmãs após tanto tempo. “Foi tudo muito empolgante, pois muita coisa acontece a todo instante”, destacou, em entrevista ao site The Hollywood Reporter. “É ação acima do solo, abaixo da superfície… Parece um filme, algo realmente grandioso que nunca fizemos antes. A pegada foi cinematográfica, com visual lindo e carga emotiva.”
A explosão de gás mobiliza todos os personagens de Fire, P.D. e Med de várias formas, cada um com suas respectivas responsabilidades. “Há um enorme esforço coletivo de todos os nossos personagens, das três séries, para resgatar todos do subsolo com segurança. Simultaneamente, tem aqueles que se empenham para resolver o mistério, tentando descobrir o que causou essa explosão [e prender os responsáveis]”, ressaltou Allen MacDonald, showrunner de Chicago Med.
Detalhes de cada episódio
A parte 1, de Chicago Fire, apresenta as equipes de emergência que se unem após uma explosão de gás devastadora e um incêndio que ameaça um prédio do governo. Enquanto Herrmann segue relutantemente, Pascal, Violet, Novak e Dr. Frost lideram os atendimentos no local.
Na parte 2, de Chicago Med, ocorre o colapso do túnel do metrô. A força-tarefa luta para socorrer os feridos e encontrar um criminoso desaparecido. Archer e Frost realizam uma amputação, enquanto Lenox luta para salvar uma pessoa da própria equipe.
Na parte 3 e final, de Chicago P.D., os suspeitos seguem à solta e as condições subterrâneas pioram; todos correm contra o tempo. As equipes do Esquadrão 51 e do Hospital Gaffney tentam alcançar Ruzek, Kidd e os passageiros presos no túnel, enquanto a investigação sobre os culpados pelo ataque se intensifica.
- Dois dos personagens mais queridos pelo público, Ruzek (Patrick John Flueger) e Trudy (Amy Morton), ganham destaque nesse episódio especial. Se o sucesso dos crossovers de Chicago vem da conexão emocional com os personagens, o deste ano promete momentos intensos, com os dois lutando por suas vidas.
- Em meio ao caos, o sargento Hank Voight (Jason Beghe) age de forma impulsiva ao tentar salvar vidas, sem medir as consequências dentro da polícia. Sua conduta será questionada pelos próprios colegas, que vão precisar intervir para evitar decisões precipitadas.
- O drama também se cresce entre médicos e paramédicos, que têm de atuar em diferentes pontos da cidade. Isso testará os limites do Dr. Frost (Darren Barnet). “Há muita tensão nesse crossover”, adiantou o ator. “Os médicos terão conflitos e precisarão deixar os egos de lado para salvar vidas”.
•

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br