A segunda temporada de Os Anéis de Poder estreia na quinta-feira (29), no Prime Video, sob uma enxurrada de críticas negativas pesadas. O prelúdio da saga O Senhor dos Anéis volta, após hiato de dois anos, com uma leva de episódios julgada como “vazia” e “chata”. O jornal britânico The Telegraph resumiu o nível de reprovação: “Prova de que dinheiro não compra magia.”
Essa é uma referência a um fato: Os Anéis de Poder é a série mais cara já feita na história da TV. Tal informação foi lembrada pela maioria dos jornalistas que analisaram os episódios inéditos da série. O destaque foi dado para pontuar que, sim, o dinheiro foi bem gasto em efeitos visuais estonteantes, por exemplo. Mas o cofre cheio não compra uma boa história.
O site The Wrap foi direto: “A série mais cara da TV continua incrivelmente chata”. O jornalista Bob Strauss ressaltou que o drama fantasioso “não consegue desenvolver personagens com os quais nos identificamos ou colocá-los em cenários e situações, não importa o quão bonitos e incríveis sejam, que tornem seus destinos mais do que rudimentares.”
Chata também foi a palavra usada pelo site Variety para classificar a segunda temporada de Os Anéis de Poder, que recebeu o carimbo de “sem vida”. A especialista Alison Herman escreveu que “em vez de uma emocionante sensação de descoberta, Os Anéis de Poder instila uma desorientação turva, como se você tivesse aparecido em um seminário da faculdade sem ter estudado direito o tema da apresentação.”
O aspecto visual foi lembrado pelo jornal USA Today, com uma ressalva importante: “Os Anéis de Poder é bonita, mas vazia”. Foi a conclusão da crítica Kelly Lawler, que deu para a segunda temporada uma estrela e meia (de quatro possíveis). “Infelizmente, é uma série emocionalmente falida, confusa e sem direção.”
Ed Power, do jornal The Telegraph, aquele que disse que o drama fantasioso serve como prova de que o dinheiro não compra magia, foi além em sua avaliação: “Patética e extravagante, a série é uma lição acerca do que acontece quando grandes corporações tentam transformar uma obra amada em apenas mais uma franquia no estilo Marvel.”
Ecoando toda essa perspectiva negativa, a jornalista Angie Hand, do site The Hollywood Reporter, bateu na mesma tecla: “Os Anéis de Poder continua sem graça, apesar de muito drama”. Ela fez um acréscimo importante, dizendo que a série se perde ao “priorizar a grandiosidade em detrimento de algo mais intimista”. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz. email: contato@diariodeseries.com.br