
A quinta temporada de Stranger Things é a pior da série. Essa é a avaliação da crítica especializada após o lançamento da parte 1 (quatro episódios) da última leva, que aconteceu na quarta-feira. Com os novos capítulos, o drama de ficção científica sobrenatural registrou o seu pior índice no site Rotten Tomatoes (RT), referência por compilar reviews da imprensa de língua inglesa.
No RT, a quinta leva de Stranger Things cravou o índice de 87%, deixando-a na lanterna, atrás da quarta e da terceira temporada (ambas com 89%). Na liderança está o primeiro ano da série mais pop da Netflix, com imbatíveis 97% de aprovação.
Já no Metacritic, similar ao RT, porém mais rigoroso no critério de classificação, Stranger Things 5 ganhou a nota 71 (de 100), suficiente para ficar à frente apenas do quarto ano (nota 69). Por lá, a melhor temporada da ficção científica é a segunda (78).
Para o jornalista Sam Adams, do site Slate, Stranger Things perdeu a mão de sua própria história: “O elenco de Stranger Things cresceu e amadureceu, tornando-se um grupo de atores mais do que capazes de conduzir seus próprios projetos. Mas a série não amadureceu junto com eles. Os Irmãos Duffer receberam carta branca e uma fortuna, mas usaram essa liberdade para se repetirem, repetidas vezes.”
Já Angie Han, do site The Hollywood Reporter, fez uma brincadeira com a trama ao dizer que Stranger Things 5 ficou presa no Mundo Invertido. Ela foi categórica ao pontuar que é hora de virar a página, acabar com a história mesmo e seguir em frente, com elenco e time criativo tomando outros caminhos.
O prestigiado site Variety, por meio de Alison Herman, adotou a mesma linha da concorrência e decretou: “Stranger Things mostra sinais de desgaste em uma temporada final que já superou seu apelo central”. A crítica aponta que uma das falhas da série foi manter os atores adultos na pele de adolescentes. Ou seja, a trama deveria avançar no tempo:
“Ao deixar de aprofundar seus personagens à medida que envelhecem, Stranger Things se prende a um estado de desenvolvimento interrompido. Quando você cresce sem ir mais fundo, acaba ficando raso e esticando demais o que tem.”
Uma análise mais ampla veio de Ben Travers, do site IndieWire: “Stranger Things 5 faz você querer menos. Deixando de lado a duração excessiva dos episódios, a primeira metade da temporada final funciona melhor em seus poucos momentos menores do que em seus muitos momentos grandiosos, remetendo, ainda que brevemente, à época em que seu grupo improvável de personagens sustentava a história.”
Stranger Things 5 retorna no Natal (dia 25) com mais três episódios da temporada final. O último capítulo será lançado na virada do ano (dia 31). •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br



