
O ator Alan Ritchson sofre um ataque curioso vindo de cristãos. Ele, que se autodeclara cristão devoto, é alvo de comentários negativos proferidos por pessoas da mesma fé. Tudo porque seu personagem na série Reacher (Prime Video), o ex-militar e justiceiro Jack Reacher, faz sexo fora do casamento.
Ele comentou sobre isso em entrevista à revista GQ, refletindo sobre a dificuldade de alguns telespectadores em separar a realidade da ficção. “As pessoas têm esse relacionamento estranho com personagens fictícios e meio que equiparam isso ao ser humano verdadeiro”, falou o ator.
“Eu, particularmente, não tenho esse problema, faço essa distinção. [Mas] sou muito criticado por cristãos que dizem: ‘Como você ousa fazer uma cena de sexo na TV, sendo solteiro, e depois vir falar sobre Jesus?’. Sinto muito, mas duvido que isso será tema da conversa quando eu estiver nos portões celestiais.”
O drama de ação tem uma forte carga sexual devido ao visual de Reacher, com seu gigantesco corpo sarado, e às mulheres com sex appeal elevado ao seu lado. A tensão culmina no sexo propriamente dito, algo que aconteceu nas duas temporadas anteriores. Desta vez, a voltagem se dá com Susan Duffy, agente do DEA, interpretada por Sonya Cassidy.
Ritchson sempre fala de sua crença, sem esconder deslizes do passado e as dificuldades que enfrentou, como lidar com ideações suicidas graves. Ele é franco em relação a essas coisas.
Em 2024, o ator abriu o coração sobre esses e outros assuntos delicados e pessoais quando foi capa da revista The Hollywood Reporter. Ele reforçou ser um “cristão simplesmente pelo que Jesus nos chama a fazer” e, ao mesmo tempo, não poupou palavras ao criticar os problemas da religiosidade do cristianismo, que em sua visão se tornou algo “tão antitético e contrário ao que Jesus nos chama a ser e fazer.”
E citou Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, como exemplo: “Trump é um estuprador, um vigarista. E, mesmo assim, toda a igreja cristã parece tratá-lo como se ele fosse o garoto-propaganda da igreja, o que é irreal. Eu não entendo isso.”
Indo além, Ritchson soltou a voz ao falar das “atrocidades que acontecem na igreja e são ativamente encobertas, até hoje, com as pessoas não sendo responsabilizadas”, atos rotulados por ele de “repulsivos.”
A terceira temporada de Reacher ganha episódios inéditos no Prime Video toda quinta-feira. O final da leva está programado para 27 de março. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br