Na carona de The Boys, o Prime Video encomendou outra série violenta baseada em uma história em quadrinhos famosa. Nesta segunda-feira (8), a Amazon anunciou oficialmente a produção do drama Criminal, que está em desenvolvimento há um ano com direito a roteiros bem adiantados. Multipremiada no Eisner Award, o Oscar dos quadrinhos, Criminal é tida como a “HQ de crime mais aclamada do século 21”. Em território brasileiro, a publicação é da Editora Mino.
Ed Brubaker, coautor da HQ ao lado de Sean Phillips, escreveu o primeiro episódio e vai trabalhar como showrunner ao lado de Jordan Harper, produtor de séries tipo Gotham, O Mentalista e Hightown.
Lançada em 2006 e ainda na ativa, Criminal tem arcos de histórias que são independentes e focam em pessoas diferentes. Mas esses personagens centrais habitam o mesmo mundo fictício de Center City, frequentam o mesmo bar e compartilham uma história comum de duas gerações envolvidas no mundo do crime.
Com seu parceiro Ivan, Tommy Patterson comandava o grupo de batedores de carteira mais competente da cidade e ensinava o ofício a seu filho de oito anos, Leo. Quando Tommy foi preso pelo assassinato de Teeg Lawless, Ivan cuidou de Leo e explicou-lhe que seguir certas regras pode manter um criminoso fora da prisão e do necrotério.
Na mesma época, os dois filhos de Teeg Lawless foram presos. Enquanto seu irmão Ricky, de quinze anos, era enviado para um campo de trabalho juvenil, Tracy Lawless teve a opção de ver o sol nascer quadrado ou se alistar nas forças armadas. Tracy ingressou no Exército dos Estados Unidos, abandonando Ricky, mas aprimorando suas habilidades como soldado.
O primeiro volume da HQ, por exemplo, é batizado de Covarde e segue os passos de Leo. Ele é capaz de planejar a jogada perfeita, mas apenas se estiver convencido de que o trabalho é seguro, pois não é o tipo de criminoso que atira primeiro e pensa depois. Leo é um profissional, cujo maior desejo na vida é não acabar exatamente no lugar a que ele pertence: atrás das grades.
“Sean e eu construímos este mundo nos quadrinhos há mais de uma década, e agora ser capaz de dar vida a ele para a Amazon é simplesmente incrível”, disse Ed Brubaker, em comunicado. “Ter a Amazon apoiando o projeto da maneira que eles fazem, mostrando tanta fé na minha visão e na de Jordan para a série, é ainda mais incrível.”
No Brasil, sete volumes da HQ Criminal estão à venda em livrarias online ou no site da própria Editora Mino. São eles:
- Covarde
- Lawless
- Os Mortos e os Moribundos
- Noite de Azar
- Os Pecadores
- O Último dos Inocentes
- Hora Errada, Lugar Errado
Siga o Diário de Séries no WhatsApp
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br