DENÚNCIA

Criador de séries teens icônicas da Nickelodeon hipersexualizava atrizes

Dan Schneider chefiou produções como Zoey 101, iCarly e Sam & Cat e Victorious
DIVULGAÇÃO/NICKELODEON
Dan Schneider abraça Miranda Cosgrove nos bastidores de iCarly
Dan Schneider abraça Miranda Cosgrove nos bastidores de iCarly

Criador de séries teens icônicas da Nickelodeon, como Zoey 101, iCarly e Sam & Cat e Victorious, Dan Schneider virou alvo de denúncias graves. De acordo com o site Business Insider, que ouviu atores, roteiristas e operários dessas atrações, o produtor propositadamente hipersexualizava as atrizes adolescentes, seja incentivando a usarem roupas curtas ou criando cenas com segundas intenções, imitando atos eróticos.

[Atenção: conteúdo sensível para algumas pessoas]
Dan Schneider tem um histórico conturbado. Ele foi demitido da Nickelodeon em 2018 após uma investigação interna concluir que o produtor tinha comportamento inapropriado nos bastidores das atrações, como ser verbalmente agressivo.

As denúncias recentes contra ele foram engatilhadas após a publicação do livro Estou Feliz que Minha Mãe Morreu, de Jennette McCurdy, estrela de iCarly. No best-seller, a ex-atriz narrou que um “criador” (sem citar Schneider) a forçou a beber álcool e fazia massagens nela sem permissão.

As descrições das atitudes repugnantes de Schneider são cheias de detalhes. Alexa Nikolas, de Zoey 101, lembrou um episódio que o produtor gravou várias vezes uma cena na qual a protagonista da série, Jamie Lynn Spears, recebia uma injeção de gosma. A cena que foi ao ar mostrava a gosma escorrendo pelo rosto e boca da garota, emulando um ato pós-sexo.

Em outro caso, na série Victorious, a atriz Victoria Justice teve de fazer uma cena em que atores do elenco esfregavam comida na barriga desnuda dela, enquanto jorravam todo tipo de condimento e líquidos. 

Jennette McCurdy com Ariana Grande nos bastidores de Sam & Cat
Jennette McCurdy com Ariana Grande nos bastidores de Sam & Cat

Nickelodeon no microscópio

Momentos dessas séries da Nickelodeon passaram a viralizar na internet após as denúncias. O que para uma criança/adolescente poderia ser apenas algo inocente, na visão de um adulto, criador de tais cenas, existiam segundas intenções. 

Ao Business Insider, quatro roteiristas disseram que Dan Schneider propositadamente sugeria cenas com conotação sexual, hipersexualizando as atrizes teens. 

Internautas resgataram situações desse tipo encenadas por Ariana Grande, em Victorious, nas quais ela coloca o dedão do pé na boca e, em outra cena, joga água na cara enquanto está deitada na cama. Tem também uma interação dela gemendo enquanto aperta uma batata, dizendo para “me dar o suco/líquido.”

Russell Hicks, ex-presidente da Nickelodeon, disse que todos os roteiros das séries criadas por Schneider foram aprovados internamente por um grupo dedicado a analisar abusos legais, morais e éticos das atrações. Ele afirmou também que os pais das atrizes sempre estiveram presentes nas gravações, assistindo a tudo.

Dan Schneider não respondeu à publicação. Mas uma pessoa próxima dele refutou as alegações: “Tudo foi aprovado por dezenas de pessoas, incluindo pais e mães das atrizes”.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross