REPRODUÇÃO
Cenas da série 1899 comparadas com a HQ Black Silence
Roteirista e cocriador de 1899, Baran bo Odar negou que a série alemã de ficção científica seja plágio de Black Silence, HQ brasileira desenvolvida pela ilustradora e quadrinista Mary Cagnin. “Nós nunca iríamos roubar o trabalho de outro artista”, afirmou Odar em um post publicado na segunda-feira (21), no Instagram. No último domingo, Mary acusou o drama da Netflix de plágio, em uma série de publicações feitas no Twitter.
A quadrinista brasileira argumentou que 1899 usou elementos visuais e criativos de Black Silence, HQ lançada há seis anos. Em várias postagens -uma passou de 300 mil curtidas na rede social-, ela alega há muitas similaridades entre as duas obras como [atenção: spoilers] “a pirâmide negra; as mortes dentro do navio; a tripulação multinacional; as coisas aparentemente estranhas e sem explicação; os símbolos nos olhos e quando eles aparecem; as escritas em códigos; as vozes chamando por eles [além de] detalhes sutis da trama, como dramas pessoais dos personagens.”
De acordo com a quadrinista, seria possível que os criadores de 1899 tivessem conhecimento da HQ Black Silence porque, em 2017, ela participou de uma feira de livros na Suécia, na qual distribuiu a obra dela para “inúmeros editores e pessoas do ramo. Não é difícil de imaginar o meu trabalho chegando neles [criadores de 1899]”, pontuou Mary.
O assunto gerou muito engajamento nas rede sociais, sendo até tema de reportagens em diversos sites, e chegou até Baran bo Odar. Uma página de fãs no Instagram saiu em defesa de Odar e de Jantje Friese. Ele compartilhou o apoio e aproveitou para dar uma resposta a toda essa polêmica.
“Infelizmente, não conhecemos a artista, o trabalho dela ou a HQ. Nós nunca iríamos roubar o trabalho de outro artista, pois somos artistas também”, disse Odar. “Entramos em contato com ela e espero que as acusações feitas sejam retiradas. A internet se tornou um lugar estranho. Peço por mais amor ao invés de ódio”.
Veja a sequência de posts publicados, no Twitter, por Mary Cagnin:
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br