Para provocar um zunzunzum em torno da então recém-lançada HBO Max, a Warner encomendou uma continuação de Gossip Girl, revival da série homônima pop. O resultado, porém, foi decepcionante, nem chegando perto de repetir o sucesso da trama mãe. Em janeiro deste ano, após muito marketing e duas temporadas inexpressivas, a atração foi cancelada. O que aconteceu de tão errado?
Ninguém melhor do que Josh Schwartz, cocriador da Gossip Girl original (2007-2012), para responder essa questão. Mesmo fazendo uso da carta do politicamente correto, aliada à cartilha da boa vizinhança, ele elencou pontos interessantes ao falar sobre esse assunto, em entrevista ao site da Rolling Stone.
As duas principais “broncas” de Schwartz sobre o revival de Gossip Girl: revelar a fofoqueira logo de cara e o desequilíbrio entre humor e drama (pendendo mais para o segundo aspecto).
“Como roteiristas, obviamente, sempre tentamos encontrar o balanço ideal [entre humor e drama]. E essa série [a nova Gossip Girl] contou a história com um tom diferente [em comparação com a original]”, falou Schwartz.
“A abordagem foi diferente, com um conjunto novo de personagens”, continuou. “O público ficou sabendo quem era a ‘garota do blog’ imediatamente, virando do avesso o conceito primário da série”. Ele contemporizou isso ao dizer que era necessário que Josh Safran, o criador da nova Gossip Girl, fizesse algo realmente distinto para separá-lo da atração matriz.
Em linhas gerais, a continuação de Gossip Girl pesou a mão no drama, forçando a barra ao colocar os personagens por dentro das questões sociais mais proeminentes do momento, como violência policial e injustiça racial. E não teve uma contrapartida em relação a isso, sem fazer uso do humor e da jocosidade que deram fama à série original. Assim, a nova atração nem levou a sério as questões sociais e nem foi escapista como poderia ser.
Quando estreou, em junho de 2021, o revival de Gossip Girl foi bem de audiência, entregando números satisfatórios para a plataforma da Warner. Contudo, a médio prazo, a série não pegou de jeito, gerando uma repercussão abaixo do esperado. Daí veio o cancelamento depois de 22 episódios.
Siga o Diário de Séries no WhatsApp
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br