Seja pelo aspecto técnico ou por causa da pura emoção, as corridas reproduzidas na minissérie Senna, que estreia na próxima sexta-feira (29), na Netflix, prometem chamar a atenção por serem um capítulo à parte. Do barulho dos motores às pistas, a equipe de produção foi extremamente cuidadosa para entregar um realismo mágico e dramático. Tudo para transportar o telespectador ao passado, retratando as mais diversas corridas que o piloto brasileiro disputou na Fórmula 1.
Um esforço digno de nota foi o investimento na construção dos carros. A Netflix bancou a fabricação de 22 réplicas dos possantes de Senna e dos adversários. Carros reais completos, de fato, com tudo o que têm direito. Fora isso, a equipe de produção teve a liberdade de trocar a carroceria ou o chassi quando necessário, como se fosse um brinquedo de encaixar peças.
Nesse ponto, um trabalho especial foi aplicado na captação de som, para o público ouvir o barulho dos motores dos carros das décadas de 1980 e 1990, sinfonia bem diferente do que se tem na Fórmula 1 atual. “Foram colocadas lapelas no cockpit, perto do motor… O processo foi bastante complexo”, disse Gabriel Queiroz, supervisor de pós-produção, em entrevista à própria Netflix.
Ele complementou: “Para quem conhece os carros, os sons, acho que vai ter uma grata surpresa de ver que a gente realmente teve esse cuidado de fazer a coisa bem fiel ao que era na época.”
Sobre as corridas, duas etapas fizeram parte do processo de gravação, conforme informações da Netflix. A primeira se deu na pista, com pilotos de verdade guiando os carros reais curva após curva. Já a segunda aconteceu em estúdio, para registrar coisas como trocas de marcha, pisadas nos freios, o volante girando de lá para cá…
No estúdio, a Netflix fez uso do programa Unreal, presente na produção de games, principalmente os esportivos. Essa tecnologia projetou animações digitais em 3D das pistas em um telão gigantesco de LED ao redor de uma plataforma na qual se posicionavam réplicas dos carros, simulando movimentos de corrida. Criou-se assim uma caixa imersiva.
Nessas imagens, foram usados registros históricos dos circuitos, reprodução digital que durou três meses para ficar pronta. São 50 corridas diferentes retratadas ao longo dos episódios.
Considerando tudo isso, nada faria sentido sem a história em si da minissérie. Encaixar todas as cenas gravadas no fio condutor narrativo provou-se ser bastante complexo, como atestou Vicente Amorim, showrunner de Senna: “Foi o maior desafio. Você está no carro, você está na pista… e ter controle dramático sobre a situação.”
O preço disso tudo? Senna é a série mais cara já produzida pela Netflix Brasil; custou 250 milhões de reais.•
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br
Siga nas redes
Fale conosco
Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível para o usuário. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar a nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Você pode ajustar todas as configurações de cookies navegando pelas guias no lado esquerdo.
Cookies estritamente necessários
Cookies estritamente necessários devem estar sempre ativados para que possamos salvar suas preferências para configurações de cookies.
Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará ativar ou desativar os cookies novamente.
Cookies de terceiros
Este site usa ferramentas de terceiros, como Google Analytics, Google Adsense, entre outros, para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.
Manter este cookie ativado nos ajuda a melhorar nosso site.
Ative primeiro os Cookies estritamente necessários para que possamos salvar suas preferências!